PUBLICIDADE

Página Principal : Antropologia


Conhecendo a história dos EUA ? Índios, sangue de apache



Conhecendo a história dos EUA ? Índios, sangue de apache

Os peles vermelhas que habitavam a América do Norte antes da chegada dos brancos desapareceram quase completamente. Hoje não somam nem sequer 1,5 milhão de pessoas nos EUA e 200 mil no Canadá. Além das guerras, foram exterminadas pelo modo de vida imposto pelos brancos, ocupando seus espaços onde viviam as manadas de bisões, recurso findamental pela sobrevivância dos indígenas. Hoje confinados, pagam com o isolamento a conservação de sua cultura original.

Montanhas Rochosas: É um sistema montanhoso da América do norte, cujo ponto culminante é o monte Mc Kinley com 6.194 m, o terceiro do mundo em altitude, vindo após as Cordilheiras dos Andes e do Himalaia. No lado oposto há os apalaches, mais modesto em altitude e extensão.

Rio Missouri: Atinge uma extensão 5970 km. A América do Norte abriga também muitos lagos, 5 dos quais fazem parte de um grande complexo chamado ?grandes lagos? na fronteira entre o Canadá. O grande Lago Salgado fica a 1280M de altitude.

De olho no mapa: Lista de cidades americanas próximas a divisa do México:

San Diego ( do lado do Pacífico), Phoenix, El Paso, San Antônio, no sudeste.

Cidades divisa: Seattle, Chicago (separada pelo lago Michigam) Detroit, separada de Toronto pelas cataratas de Niagara. Búfalo, Albany e Cleveland.

Cidades do litotal Atlântico norte: Houston, New Oeleans, Miami, Jacksonville, Savanah, Norfolk, Washington, Baltimore, Filadélfia, NY, Providence, Boston.

Cidades do litoral do pacífico: San Diego, Los Angeles, San Francisco.

População/tipo e distribuição: Nos países de colonização anglo saxônica, não houve nenhuma fusão ou mestiçagem significativa entre os colonizadores e indígenas, que quase desapareceram. Assim as línguas e religiões são importadas da Europa; no México, por ex, a mestiçagem é de 55%, seguido pelo grupo indígena (29%). A densidade populacional aumenta nitidamente. A densidade populacional aumenta nitidamente a medida que se avança do frio e inóspito norte para as quentes e férteis terras do sul: de apenas 2,7 hab p/ km quadrado no canadá, sobe para 27,5 nos EUA e para 46 no México.



Veja mais em: Antropologia

Artigos Relacionados


- Geografia Do México
- Países: Outro Gigante, O Canadá
- A América Do Sul
- República De Honduras
- Mundo Urbano
- África Quadro - Natural
- Civilizações -maias - Cidade Do México

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online