PUBLICIDADE

Página Principal : Antropologia


São Paulo das Mil Faces



´´A imigração em São Paulo.``

 A mistura de etnias na metrópole paulistana, além de ser sua marca fundamental é o reflexo dos movimentos migratórios para o Estado de São Paulo.

 A cidade é uma identidade brasileira, apresenta os traços peculiares que são frutos de uma historia.

 Além de ser a maior cidade de descendência italiana no Brasil é também a maior cidade nordestina. Estão também presentes as marcas das influências dos portugueses e espanhóis.

 A São Paulo de hoje é o resultado da influência maciça de brasileiros vindos de todas as partes, e também de imigrantes dos cinco continentes que começaram a chegar desde o século XIX. Os alemães foram os primeiros, no tempo do Império. Foi a primeira tentativa de imigrantes não portugueses. O modelo da ocupação foi semelhante ao do camponês europeu _ a pequena propriedade policultora.

 Mas, o sistema que marcou a policultura no Sul acabou não vingando em São Paulo.  Houve, então, uma grande polemica entre os membros da elite do Império sobre o que seria mais adequado: trazer imigrantes como pequenos proprietários ou simplesmente para trabalhar nas grandes propriedades monocultoras?

 Os cafeicultores paulistas defenderam então a política de imigração, mas não apoiaram a política de colonização. E com a extinção do trafico negreiro em 1850, o sistema colonial de produção entrou em colapso. A base de toda a mudança foi então o trabalho livre, assalariado. Com o café, o Brasil gradativamente se tornou uma sociedade capitalista.

 O sistema de colonato por assalariamento substituiu o trabalho escravo.  Mas mesmo normatizado em bases assaliadas, o trabalho dos imigrantes beirou a uma semi-escravidão. A mão-de-obra, além de baratam permitia aos fazendeiros flexibilizar os custos da produção.



Veja mais em: Antropologia

Artigos Relacionados


- Primeiros Imigrantes
- A Imigração E A Colonização Européia No Sul
- Imigração: As Mudanças Sociais Na Republica Velha
- Kasato Maru
- Os Pricipais Movimentos Internos E A Emigração No Brasil
- Imigrantes Orientais
- Imigração E Colonização Parte Ii

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online