PUBLICIDADE

Página Principal : Antropologia


Teorias Racistas



O racismo pode ser definido como uma ideologia que busca explicar o comportamento humano pela sua origem racial. Do ponto de vista político, o racismo visa promover a crença da superioridade de uma raça sobre as demais. O ódio e o temor ao outro _ etnicamente diferente, sempre foram um comportamento da consciência humana.

O racismo ao longo dos séculos, foi uma ideologia informe e sem grande impacto político. No sreculo XIX, o racismo foi fortalecido pelo mito do arianismo. Adquirindo uma poderosa dimensão político social.

No século XX, o racismo tornou-se após a Primeira Guerra Mundial _ 1914/1948, um fenômeno essencialmente político. São três as razões do racismo contemporâneo:

* O estudo cientifico das raças;

* A exaltação do nacionalismo;

* O misticismo imperialista.

O nacionalismo e o imperialismo contribuíram para a difusão dos ideais racistas. Inúmeros foram os teóricos que formularam as bases intelectuais do racismo:

· Johann gottlieb Fichte _ para o pensador germânico, somente o povo alemão, graças a uma identidade ? sangue, solo e língua? teria condições de pensar.

· Josef Auguste Gobineau _ formulou a teoria do arianismo, ou seja, a superioridade do loiro caucasiano.

Todos os apologistas do racismo apropriando-se indevidamente da ? Teoria da Seleção Natural? de Darwin, justificaram suas idéias a partir do conceito da ? Supremacia da raça mais apta.?



Veja mais em: Antropologia

Artigos Relacionados


- Racismo.
- Preconceito
- Racismo De Longa Duração
- Apartheid
- Cotas Raciais: Vexame Na Universidade De BrasÍlia
- Veredas
- O Bloco Do 3º Mundo

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online