PUBLICIDADE

Página Principal : Antropologia


As Princesas de Prata



Numa das províncias mais pobres da China, a província de Ghizou, no sudoeste da China é que moram as lendárias Princesas de Prata. Lá existe um tesouro: são as jóias de prata e os vestidos bordados dos Miao, um grupo étnico que há séculos concentra toda a sua riqueza e talento nos enfeites que as mulheres usam para atrair os olhares dos homens.

Os Miao são o grupo étnico que melhor expressa o valor da cultura produzida e preservada ali há tanto tempo. São artistas das coroas de prata e das roupas coalhadas de bordados usadas nos casamentos e em outras celebrações importantes na vida da comunidade. Para uma cerimônia de casamento uma família Miao investe todas as suas economias e talentos na confecção do traje da noiva. Os enfeites de prata representam tudo o que aquela família possui. Toda a riqueza pertence às mulheres, os homens nunca usam nada de valor.

Os trajes cobertos de prata podem pesar entre8kg e 15kg, dependendo da situação social da família, e são resultado de até sete anos de trabalho.

Ao longo da vida, uma mulher Miao vai usar as roupas e jóias em muitas cerimônias por ano. Independente da idade, todas vão estar devidamente paramentadas nas festas do Ano Novo Chinês, na festa da celebração da primavera e no festival Lusheng de música.

Em termos de opulência ninguém ganha dessas mulheres das montanhas. As coroas, não bastasse o tamanho e a beleza, ainda são realçadas com fitas de lã vermelhas e amarelas.

A solidariedade entre os Miao é a chave para se entender a força de suas tradições, que atravessaram séculos de historia e todas as mudanças políticas da China sem que perder ou mudar. A população recusa-se a estudar mandarim, a língua nacional chinesa. Eles se uniram para suportar todas as pressões que vierem de fora, inclusive o terror da Revolução Cultural, que perseguiu os religiosos de toda sorte e destruiu templos e lugares sagrados na China inteira. Com suas roupas e coroas, eles continuam adorando seus deuses e cultuando os espíritos do céu, do vento, da água e das florestas; exatamente como vinham fazendo desde sempre.

Há muito o que aprender com essas pessoas a respeito da palavra ?civilização.? Os Miao respeitam a natureza e sabem como preservar a harmonia entre as coisas.

· Lusheng é o nome de um instrumento de sopro.



Veja mais em: Antropologia

Artigos Relacionados


- A Colorida História Da Calcinha
- O Tesouro De Creso
- Para Ganhar Dinheiro
- Ouro E Moeda Na História (1450-1920)
- O Livro Vermelho
- A Vida Dura Dos Escravos
- A Influência Portuguesa Na Indonésia

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online