PUBLICIDADE

Página Principal : Antropologia


O Povo Brasileiro



Segundo o antropólogo Darcy Ribeiro _ 1922/1997; com a chegada dos europeus na América, passaram a existir três categorias de povos no continente:

· Os povos testemunho: astecas, maias incas e diversas etnias indígenas que habitavam o continente desde o período pré-colombiano.

· Os povos transplantados: imigrantes que, uma vez instalados, mantiveram os costumes dos países de origem.

· Os povos novos: os brasileiros, que se formaram pela influência e miscigenação de varias etnias.

Os indígenas foram os primeiros agentes de estruturação da nossa sociedade. Antes da colonização, a população do território brasileiro era constituída por dois a cinco milhões de indígenas, pertencentes a varias nações ou etnias. As mais numerosas, e que ocupavam as maiores extensões territoriais, eram a etnia de e a Tupi Guarani.

A partir de 1500, as etnias nativas passaram a sofrer genocídio _ extermínio físico; ou etnocidio _ destruição da própria cultura, passando a falar outra língua, a professar nova religião, alterando seu modo de vestimentas e de alimentação, integrando-se à sociedade dos colonizadores.

No Brasil houve uma intensa miscigenação e os grupos originais foram o indígena nativo, o negro africano e o branco europeu.

A partir de 1908, começou a haver uma pequena participação dos asiáticos.

 O brasileiro é um povo novo. Novo inclusive pela inverossímil alegria e espantosa vontade de felicidade num povo tão sacrificado, que alenta e comove a todos os brasileiros.

Darcy Ribeiro foi antropólogo, professor universitário, ministro do governo João Goulart, vice-governador do Rio de Janeiro e Senador por este estado. Publicou diversos livros sobre antropologia, reconhecidos mundialmente.




Veja mais em: Antropologia

Artigos Relacionados


- 32 Maneiras De Se Escrever A Palavra Deus
- Naturistas Europeus Viajarão Nus Para Congresso No Brasil
- O Índio No Brasil
- A Cultura Asteca
- Evolução Administrativa _ Brasil Colônia
- Roma Invicta
- Como Aprender Um Idioma Sozinho ( Parte Ii )

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online