PUBLICIDADE

Página Principal : História


Colonização do Brasil nos Séculos XVI e XVII



O Inferno dos Negros - A Agro-Manufatura do Açúcar e a Colonização nos Séculos XVI e XVII
A montagem da Colônia de Exploração, voltada para o mercado externo, nào vitimou apenas os primeiros donos das terras no Brasil, expulsos ou escravizados. A África sofreu uma verdadeira sangria por parte da política mercantilista nas nações européias.
A história da agro-manufatura açucareira é a história da escravidão negra. Obras clássicas, como a de Nina Rodrigues, Os Africanos no Brasil, revelam toda a importância dessa força de trabalho na estrutura produtiva aqui estabelecida. As relações escravistas também aparecem no conhecido Cultura e Opulência do Brasil , do jesuíta Antonill, escrito no início do século XVIII. É leitura obrigatória para quem quiser conhecer melhor a Colônia.
O nasimento da Colônia não se deu com flores. Ao lado das guerras movidas pelos indígenas contra os que usurparam suas terras e os maltratavam, os negros africanos também reagiram à escravidão, de forma simbólica e real. É interessante analisar os cultos afro-brasileiros, que tanta penetração têm no Brasil contemporâneo, à luz do passado histórico e da luta dos escravos contra os seus senhores. A umbanda, a quimbanda e o candomblé trazem muitas informações a esse respeito. Quanto às reações concretas dos negros, destaca-se a criação do Quilombo dos Palmares, lembrando que este, embora tenha sido o mais conhecido, não foi o único quilombo formado na etapa escravista de nossa
história.
Atualizar a questão do negro é difícil: os efeitos da escravidão estão presentes até hoje, seja nas formas veladas que o preconceito assume no Brasil, seja na marginalização de boa parte do contingente negro de nossa população.


Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- Tráfico Negreiro
- Colonização Do Brasil E Capitanias Hereditárias
- A Questão Racial No Brasil
- As Raízes Da Concentração Fundiária No Brasil
- Memórias Da Escravidão
- A Herança Branca Da Identidade Negra - Parte 1
- Casa-grande & Senzala

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online