PUBLICIDADE

Página Principal : Antropologia


Velho? Quem?



Definitivamente nossos velhos não são mais os mesmos!

E isto é tão verdadeiro que velha mesmo se tornou a palavra ?velho? para se referir àquele que tem um certo percurso já percorrido na vida.

Já tentamos algumas substituições, tais como ?idosos?, ? terceira-idade?, ? melhor-idade? e até alguns outros mas o fato é que talvez nenhuma destas denominações sejam adequadas ainda para representar esta excepcional fatia da população que tão bem tem alcançado as alturas da idade, cada vez mais, com mais qualidade de vida, com mais alegria, com mais energia!

Eles, os experientes, estão desbravando um território magnífico e ensinando aos que vêm alguns passos atrás, que viver com dignidade, consciência, beleza e suavidade é realmente possível e gratificante.

Outro dia visitei uma casa de repouso que, diga-se de passagem, não tem nada a ver com aquilo que um dia conhecemos como asilo, e fiquei surpreso! Ao mesmo tempo que testemunhei senhores e senhoras de seus 60 anos completamente dependentes, prostradas numa cama e dependentes em tudo, também conheci pessoas com seus 75, 80, 85 anos plenamente ativas, não apenas morando naquela casa, mas colaborando intensamente com a sua organização e até mesmo administração, deixando o espaço muito mais belo, florido e perfumado.

Numa outra experiência, não faz muitos dias, fui com minha esposa e com minha mãezinha ao teatro e me deparei com cadeiras completamente tomadas para a peça. No visual, algo impressionante: cerca de 70% dos assentos tomados por cabecinhas brancas! Parecia uma plantação de algodão! De certo foi uma programação que atraiu muito este seleto público, no entanto o que fica claro é que estes ?velhos? estão se mexendo. De certo, nossos ?velhos? não estão se sentindo ?tão velhos? assim. De certo, ?velho? não pode mais ser a denominação mais adequada para essa turminha do barulho.


Veja mais em: Antropologia

Artigos Relacionados


- Status Interior
- Faltou O Berço...
- "sou Maddie, Quase 5, E VocÊ ?
- Oxalá Separa Céu E Terra
- As Influências Do Movimento Landmarkista No Brasil
- Brasil: Um PaÍs De Todos?
- Breve Observação Sobre O Filme Transformers

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online