PUBLICIDADE

Página Principal : Economia


Jegues dão lugar a motos na zona rural



Na zona rural do estado de Pernambuco são freqüentes as corridas de jumento, onde o vencedor recebe uma versão motorizada do animal: uma motocicleta, a menina dos olhos dos moradores da zona rural. Há quem seja detentor de 13 títulos da dita corrida e o prestígio do pobre animal só tende a cair. Com isso, os plantéis vem caindo dramaticamente.

Nas feiras de Caruaru, com menos de dez reais adquire-se um belo exemplar adulto. Nas estradas, os jumentos são causadores de acidentes e quando recolhidos, são abandonados e esquecidos pelos donos que nunca aparecem. Ao contrário do que possa parecer, há quem aprecie bastante sua carne, e Fortaleza a exporta para a fabricação de embutidos ou para ser servida assada ou cozida. Se o Ministério da Agricultura aprovar a atividade, serão exportadas 250 toneladas da carne por mês para diversos países, principalmente para a Holanda, Japão e Bélgica.

Segundo o IBGE, no nordeste se concentra mais de 90% da quantidade de jumento existente no país, tendo a Bahia como estado mais expressivo, com quase um terço do total dessa quantidade. O abate indiscriminado na durante as décadas de 60, 70 e 80 reduziu expressivamente a quantidade do animal, e o bichinho acabou até sendo homenageado por Luiz Gonzaga em suas canções e pelo Padre Antônio Vieira em suas escritas. Uma espécie de apologia ao animal que é a cara do povo nordestino. Um ato de protesto e exaltação da importância do animal.

Finalmente, ainda há gente que dependa muito do pobre animal. Por ser um exímio trabalhador, serve como transporte de cargas, especialmente capim, água e lenha, gerando receitas para as famílias necessitadas. Feriado? Apenas uma folguinha por ano e olhe lá. O sonho da motocicleta para alguns ainda não supera o orgulho de ter um jumento como membro da família.


Veja mais em: Economia

Artigos Relacionados


- O Passeio Feliz
- Biocombustíveis Não Aumentarão Os Preços Dos Alimentos
- Isabella !! O Anjo Sacrificado.
- Nordestinos
- Vai Um Cafezes Aí?
- Conceitos De Trabalho
- O Leão E O Coelho

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online