PUBLICIDADE

Página Principal : Economia


Saiba como vencer o desemprego!



Um emprego, sendo a maior fonte de receita, tem um lugar muito importante na vida da maioria das pessoas. Representa o bem-estar e a segurança da família, além de manter a nossa auto-estima. A perda desse emprego, e a receita que este gera, pode trazer o caos à vida de uma pessoa. Portanto recomendamos algumas atitudes que podem tornar este período muito produtivo e fazê-lo chegar a uma nova fase, seja de um novo emprego ou ainda de um empreendimento.
Monte uma agenda diária com os próximos passos, reveja seu orçamento para esse período, planeje objetivamente como retomar e ampliar sua rede de contatos (ex. telefonarei para 2 novos contatos todos os dias) atualize seu curriculum, esta uma atividade que vai ajudá-lo a rever os seus objetivos profissionais e ter maior clareza sobre suas habilidades.
Primeiros passos
Negocie o melhor pacote de desligamento que possa com seu ex-empregador. Solicite cobertura prolongada dos benefícios e não se esqueça de cobrar pelo saldo de horas extras, caso exista. Se foi uma demissão por cortes ou uma saída amistosa, obtenha cartas de referência daqueles com quem trabalhou, especialmente os supervisores. Obtenha, ainda, a documentação dos projetos nos quais trabalhou que possam demonstrar suas habilidades a um empregador potencial.
Se você possui um emprego formal, ou seja, com carteira assinada, não deixe de exigir que o empregador cumpra suas obrigações, como o pagamento de férias vencidas ou proporcionais ao tempo que você tiver trabalhado depois do último período de férias; 13º proporcional; aviso prévio de 30 dias (trabalhado ou indenizado); dias trabalhados; multa de 40% sobre o FGTS (depositado ou a depositar).
Dê entrada no seguro- desemprego imediatamente e também para receber o seu FGTS, o qual você terá direito a retirar caso tenha sido demitido sem justa causa. Se você trabalhou na empresa por vários anos, o valor do fundo de garantia pode ser alto e lhe dar um pouco mais de tranqüilidade até encontrar uma nova posição. No passado, existia uma sensação de desonra por estar desempregado, mas com as mudanças na economia, mais e mais pessoas estão ficando sem emprego por um período de tempo e o desemprego está se transformando em mais uma etapa normal da vida.
Se você está avaliando a possibilidade de montar o seu negócio, antes de tomar qualquer decisão financeira, consulte especialistas sobre o assunto.
Trabalha por conta própria?
A precaução deve ser tomada, também pelos trabalhadores autônomos, com a contratação, por exemplo, de um seguro de acidente pessoal. Você já pensou no que aconteceria, caso ficasse impossibilitado de trabalhar por alguns meses? Sem trabalhar, você obviamente não ganha! Sendo assim, que tal prevenir esta situação?
Trabalho temporário
Caso demore a encontrar um emprego permanente na sua área, considere solicitar um trabalho temporário. Os empregadores podem precisar de seus serviços por um prazo determinado, para cobrir férias de funcionário ou para projetos específicos. Se você decidir por esta opção, a melhor alternativa é procurar uma agência de empregos, que geralmente fecha o contrato por um período de três meses. A grande vantagem é que muitas vezes um trabalho pode resultar em uma oferta de emprego, caso surja uma vaga na empresa.
A busca de um novo emprego
Existem muitas ferramentas para buscar uma nova recolocação profissional. A primeira delas é ativar e ampliar sua rede de contatos. A Internet também é uma ótima opção, além dos tradicionais anúncios classificados em jornais e revistas. Seja qual for a ferramenta escolhida, você precisará ter claramente definidas suas habilidades para manter o foco nas oportunidades corretas.
Conexões pessoais
Não se trata somente do que você sabe, mas também das pessoas que conhece. Participe dos eventos da sua área de atuação. Diga a todas as pessoas que conhece que está procurando um emprego. Faça com que seu nome seja lembrado pelomaior número de pessoas possível. Nunca se sabe quem tem um amigo que está precisando contratar alguém exatamente como você.
Empresas de recolocação ou headhunters
Pague alguém para lhe encontrar um emprego! Partindo do fato que você não paga enquanto não estiver empregado, eles têm um grande incentivo para fazer uma boa busca.
Internet
Existem vários sites na Internet nos quais empregadores anunciam as vagas a serem preenchidas. Verifique, ainda, os sites das empresas da sua área de atuação. Geralmente, elas têm uma página dedicada às vagas não preenchidas na empresa.
Anúncios Classificados
Leia semanalmente o jornal de domingo ou procure nos anúncios classificados no site do jornal. Procure por todos os classificados listados, não apenas naqueles onde você acredita que estariam listados os seus tipos de emprego. Você pode encontrar diferentes vagas que talvez utilizem seu conjunto de habilidades. Também procure em revistas e sites segmentados. Alguns empregadores anunciam neles para atingir um público mais específico.


Veja mais em: Economia

Artigos Relacionados


- Educação X Emprego
- A Crise E O Aviso Prévio
- Pensar Positivamente Em Tempos Financeiramente Difíceis
- Verbas Rescisórias - Fundamentação
- Capitalismo E Liberdade
- Seja Banal Em Sua Vida !
- Vocação X Empregos!

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online