PUBLICIDADE

Página Principal : Economia


Capitalismo e Liberdade V




O anarquismo aponta para uma real liberdade de escolha. A livre associação e o livre acordo precisam ter como base a igualdade social de seus membros, e todas as partes precisam receber benefícios equivalentes onde cada um recebe conforme sua necessiade e cada um contribui conforme sua capacidade. As relações sociais entre os capitalistas e empregados nunca podem ser iguais, pelo fato da propriedade privada dos meios de produção estabelecerem uma hierarquia social e relações de autoridade coercitiva e subordinação, como foi reconhecido por Adam Smith .
O quadro pintado por Walter Reuther sobre a vida dos trabalhadores na América do Norte antes do ato de Wagner, comenta a desigualdade entre as classes: "Quando os homens caminham em direção aos seus empregos, eles deixam sua dignidade, sua cidadania e sua humanidade de lado. Eles foram ordenados para cumprir um dever quer queiram quer não. Se eles não se submeterem às conveniências de seus supervisores e patrões eles não receberão. E poderão ser demitidos sob qualquer pretexto. Eles se sujeitam às arbitrariedades, regras sem sentido... Homens são torturados por regulamentos que torna difícil até mesmo sua ida ao banheiro. Diante das grandiloquentes relatórios do presidente da imensa corporação. . . não há nenhuma pessoa ou agencia à qual o trabalhador possa apelar para transmitir suas queixas. A simples idéia de que o trabalhador esteja com a razão parece absurdo para o empregador". Sua indignidade permanece, e com a globalização do capital, a posição de barganha dos trabalhadores está se deteriorando de tal forma que tudo aquilo que conquistou em um século de luta de classes corre o perigo de se perder completamente.
Uma rápida olhada na enorme disparidade entre o poder e riqueza da classe capitalista e a classe trabalhadora mostra que os benefícios resultantes dos "acordos" estabelecidos entre as partes estão longe da igualdade. Walter Block, diretor do Fraser Institute, deixou claro as diferenças em poder e benefícios num debate sobre assédio sexual nos locais de trabalho:
"Considerando o assédio sexual que continuamente envolve uma secretária e um chefe. . . mesmo condenado por muitas mulheres, ele não é uma ação coercitiva. Isto faz parte do pacote de regras os quais a secretária concordou em todos seus aspectos quando aceitou o emprego, e especialmente quando se ela concorda em permanecer no emprego. O escritório é, acima de tudo, propriedade privada. Não cabe à secretária questionar se a ''coerção'' é condenável ou não". Op. Cit.
, p. 101>Eis aí um exemplo da "liberdade" do sistema capitalista. O principal objetivo do Instituto Fraser é convencer as pessoas de que todos os outros direitos podem ser subordinados ao direito de conquistar prosperidade e riqueza. Neste caso, Block deixa claro que sob a propriedade privada, apenas os patrões tem "liberdade para", e a maior parte deseja assegurar que eles também tem "liberdade de" interferir com este direito.
Portanto, quando os capitalistas sugerem que a "liberdade" está acessível sob o capitalismo, eles realmente se referem à sua liberdade protegida pelo estado para explorar e oprimir trabalhadores pela posse da propriedade, uma "liberdade" que lhes permite amealhar disparatadas quantias em dinheiro e riquezas, que resultam na continuidade de seu poder e privilégio.O fato da classe capitalista nos estados liberais-democratas dar aos trabalhadores o direito de mudar de patrão (e isto não é menos verdade sob o capitalismo de estado) está longe de mostrar que o capitalismo é baseado na liberdade, Conforme Peter Kropotkin acertadamente afirmou, "as liberdades não são dadas, elas são tomadas" Words of a Rebel, p. 43>. Um homem que foi libertado por outro é como um cão que anda pelas ruas arrastando uma corrente presa em sua coleira. Sob capitalismo, você está "livre" para fazer aquilo que lhe é permitido peloss amos.


Veja mais em: Economia

Artigos Relacionados


- Capitalismo E Liberdade
- Capitalismo E Liberdade -ii
- Os Três Mandamentos Da Liberdade
- Capitalismo E A Liberdade Iii
- Desigualdade, FacÇÕes E Liberdade
- Direitos Humanos
- O Credo Da Liberdade

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online