PUBLICIDADE

Página Principal : Economia


PIB



O PIB é uma conta que integra o Sistema de Contabilidade Nacional e visa a medir o valor monetário de todos os bens e serviços finais produzidos internamente em um país num determinado período de tempo.
A medição do PIB serve como forma de avaliar o desempenho econômico de uma sociedade. Através dessa medida pode-se fazer comparações com outros países e também comparações do mesmo país em períodos diferentes. Assim temos o quanto cresceu ou diminuiu a produção de um país de um ano para outro. A verificação de crescimento significa que o país como um todo ficou mais rico. O PIB per capita é o total do PIB dividido pelo total da população de um país. Porém, temos que ter presente que o PIB ou o PIB per capitã são medidas econômicas e não podem ser confundidas com medidas de desenvolvimento social.
O fato do país ter tido um crescimento econômico não significa obrigatoriamente que ele teve um desenvolvimento social. Caso o crescimento econômico tenha beneficiado apenas parte da população pode não representar nenhum ganho social.
O IDH é um índice composto por três dimensões: pelo grau de conhecimento da população; saúde, medida pela longevidade da população, e pelo PIB per capita.
A política econômica dependente do capital internacional e as flexibilizações do mercado de trabalho que elevaram a taxa de desemprego do país são grandes vilãs no aumento da concentração de renda.
Urge que o país valorize mais o mercado interno, gerando novos postos de trabalho e estabeleça uma mudança significativa na política fiscal, tributando mais as pessoas com maior capacidade de pagamento e menos as que têm menor poder aquisitivo.


Veja mais em: Economia

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online