PUBLICIDADE

Página Principal : Economia


Capitalismo gera o socialismo ?



Para Marx - era como a lepra da civilização

Para Marx, esta reintrodução do moinho de castigo representa as tortuosas formas de exploração que arruinam a vida empregue muitas vezes pela civilização burguesa. O moinho de castigo era uma "lepra da civilização" pois tal como aquela doença corrói o corpo, e porque a lepra, que assolara a Europa durante a era da barbárie medieval, servia como metáfora para o ressurgimento da barbárie medieval no regaço da própria civilização burguesa. Da mesma forma, no seu Manuscrito económico de 1861-3 , Marx citou uma passagem do economista russo Heinrich Friedrich von Storch que denunciava a degradação das condições de trabalho e o enfraquecimento da saúde dos trabalhadores assalariados como um reflexo do retorno à barbárie que frequentemente acompanhou o crescimento da civilização burguesa.

A própria análise de Marx da destruição ecológica forjada pelo capitalismo ? a brecha metabólica ? apontava para a possibilidade da regressão histórica, pois rupturas nos sistemas naturais provocavam crises ambientais para a sociedade. Ao estragar o solo e ao poluir as cidades com resíduos o capitalismo minou as condições materiais de existência. Toda civilização, ele salientou, deixa desertos no seu rastro. Na mesma passagem dos Manuscritos económicos e filosóficos na qual se refere à reintrodução do moinho de castigos como um exemplo de barbárie Marx também se referiu à poluição gerada nas cidades industriais da Grã-Bretanha e à destruição ecológica infligida pelo capitalismo: "O refinamento das necessidades e dos meios de satisfazê-las deu lugar a uma degeneração bestial... Mesmo a necessidade de ar fresco deixa de ser necessária ao trabalhador. O homem reverte outra vez para a vida numa caverna, mas a caverna agora está poluída pelo mefítico e pestilencial sopro da civilização... Luz, ar, etc ? a mais simples limpeza animal ? deixa de ser uma necessidade para o homem. A imundície ? esta poluição e putrefacção do homem, o esgoto (esta palavra é para ser entendida no seu sentido literal) ? tornam-se um elemento da vida para ele".

Finalmente a resposta é sim- gerou o socialismo uma vez que o proletariado estava farto de viver sob as condições impostas pelo capitalismo e, se o socialismo falhasse nas suas realizações eram a ruina comum da s classes contendoras.



Veja mais em: Economia

Artigos Relacionados


- Ideologia E Ciencia Social
- O Capital
- A Rebelião Das Massas
- Marx E O Trabalho
- Sobre Literatura E Arte
- O Que é Economia Política
- Acepções Do Termo CivilizaÇÃo

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online