PUBLICIDADE

Página Principal : Economia


Energia em Perspectiva



O consumo de energina elétrica no Brasil bateu um recorde histórico em 2007, com um aumento de 6,7% em relação ao ano anterior, segundo levantamento da Empresa de Pesquisa Energética. Por um lado, é uma boa notícia, já que um dos motivos da expansão do consumo é o crescimento da renda da população e do número de residências com energia elétrica. Por outro, é preocupante, num momento em que a questão energética destaca-se como prioridade mundial e há um esforço geral para a redução do consumo e evitar desperdícios - seja em uma grande empresa ou na mais simples residência.
Todos ganham com a economia energética: o consumidor, as empresas, o país e as gerações futuras. Cada um deve fazer sua parte por menor que pareça o gesto.
Na indústria, utiliza-se basicamente dois tipos de energia: térmica e elétrica. A energia térmica resulta da queima de combustível para gerar o calor necessário nos processos produtivos. A energia elétrica, por sua vez, movimenta os motores e máquinas da empresa e ilumina os ambientes.
Nas residências somente utilizamos a energia elétrica e algumas medidas simples ajudam a diminuir o consumo domiciliar de energia - o que é bom para o bolso e para o meio ambiente. O primeiro passo é: na hora de comprar um eletrodoméstico verificar se ele possui o selo Procel de economia de energia elétrica, que identifica os produtos mais econômicos e eficientes.
Além disso é preciso que as pessoas criem novos hábitos de consumo. Por exemplo: desligar a chave geral da residência quando a família viajar por um período longo, evitar o uso de benjamins que sobrecarregam as tomadas e desperdiçam energia, usar fios de espessura adequada, fazer manutenção periódica e racionalizar o uso dos eletrodomésticos que consomem mais energia. São soluções fáceis de adotar e incorporar à rotina da casa, e os resultados, com certeza, serão visíveis já na próxima conta de luz.


Veja mais em: Economia

Artigos Relacionados


- Terceira Profecia Maia
- Agro-combustiveis
- Mini Cenários Do Cinema, Parte2
- Crise Energética
- Www.planetasustentavel.com.b R
- Classificação Dos Serviços Públicos
- A Substituição Do Petróleo Por Etanol

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online