PUBLICIDADE

Página Principal : Economia


Amazônia: a utopia aqui e agora, já!





Amazônia: a utopia aqui e agora, já!


    Um confronto de lógicas ? de um lado tem-se uma interpretação negativamente enviesada, daqueles que só visam ao curto prazo (e ao seu próprio umbigo), de outro a luta titânica daqueles que visam impor uma base racional (a única saída, cientificamente comprovada) ao crescimento econômico (desenvolvimento econômico), aqui na Amazônia ? está em curso: não obstante, de forma alguma há exclusividade entre o aproveitamento econômico da Amazônia e a sua submissão aos requisitos de uma racionalidade ambiental, que tal região demanda.


    Caso delienearmos o espaço de tempo verificado entre a constituição da rodovia Belém-Brasíla (ocorrida entre o final dos anos 50 e o início dos anos 60) e os anos finais do breve século XX, constataremos que cerca de 700.000 Km2 de floresta foram postos abaixo: no clímax deste processo de ?exuberância irracional?, que foi o ano de 1987, percebeu-se, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), um desmatamento da ordem de 200.000 km2, entre áreas de floresta densa e outras tipos de cobertura vegetal. O que sustenta ? a pergunta é geral ? tal lógica ?


    O montante da perdas já efetivadas e das potenciais, está muito além da nossa capacidade sensorial. O gatilho do efeito em cadeia está em curso. A humanidade dividirá o ônus desta ?lógica?


    Pelo o que se pode observar e inferir dos fatos, necessita-se de mais conhecimento nesta (e para a) região. Precisa-se endogeneizar o conhecimento: aproximá-lo da sociedade, das universidades e das empresas de nossa grande amazônia. Precisamos otimizar a riqueza que temos: a floresta. O homem da Amazônia, do Brasil e do mundo precisa deixar de ser um intruso: precisamos escrever esta última página do Gênesis.





Veja mais em: Economia

Artigos Relacionados


- Reconvenção
- Arqueologia Amazônica
- O Mito Da Fertilidade AmazÔnica
- Temas Das Provas Do Enem De 1998 A 2008
- Páginas Para Pensar
- Amazônia, ParaÍso Das Ongs
- Floresta De Símbolos

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online