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Fases Econômicas de Portugal e Espanha - parte II
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A DECADÊNCIA
--causas de ordem econômica, moral, política = ruína; - tanto Espanho qto Portugal sofriam concorrências de outras nações vizinhas organizadas e ativas = Holando, Inglaterra e França; -Espanha dominada pelo despotismo religioso; -as ordens religiosas absorviam 1/30 de sua população; - o trabalho era afetado pelas ordens religiosas; -as igrejas ficavam com grande parte das riquezas; -inquisição espanhola perseguidora e inexorável; -censura exercida na imprensa e nos livros dificultava a livre expansão das idéias; -expulsão dos mouros = desorganização da produção industrial e agrícola; -a expulsão dos judeus favoreceu atividades apreciáveis e capitais elevados para a França e Holanda; -a decadência é marcada principalmente pela derrota da Invencível Armada, mandada contra a Inglaterra protestante em 1588; -ao mesmo tempo que se expulsava classes laboriosas, crescia o número de nobres, verdadeiros parasitas sociais; -a operação através da "casa de contratación" dificultava o comércio e incrementava o contrabando; - o exagêro de fiscalidade e errada política monetária= anarquia; - o espírito de grandeza desviou a população de afazeres produtivos; -os empréstimos para cobertura de "déficits" do erário = destruíção do poderoso império.
TRANSPORTES MARÍTIMOS
-o progresso da civilização = menor dependência do homem ao meio geográfico; -mares e rios eram vistos como obstáculos e não como vias de transportes; -navegação costeira; -penetração no Atlântico; - navegação interoceânica; -progresso da navegação = profunda alteração na vida econômica do país; - Portugal prestou grande serviço ao mundo pelo pioneirismo das grandes navegações; - barcos modestíssimos para navegação costeira e mares fechados; - as galés genovesas e venezianas, impulsionadas por um sistema de velas e remos, dominavam no Mediterrâneo.
OS PORTUGUESES
-Escola de sagres = acúmulo de conhecimentos náuticos; - 1400 - as Caravelas= grande invenção portuguesa; -audaciosa e sistematizada atuação dos portugueses permitiu tornar oceânico o comércio marítimo; -abandono das galeras a remos; -o aumento da capacidade dos navios tornou possível a aproximação corajosa do mar pelos portugueses.
O CUSTO DOS TRANSPORTES
- o custo era muito alto, que só se transportavam mercadorias de grande valor por unidade de peso; -uma boa parte das naus que saíam em expedição não retornavam; -cada navio custava cerca de 4 mil contos; -perigos de naufrágios, doenças e fome; -computados os custos totais das expedições, compreende-se hoje o alto custo dos transportes daquele tempo.
O CRESCIMENTO DAS ESQUADRAS
- com a destruição da grande armada espanhola, a Holanda , Inglaterra e França aumentam suas esquadras = dominando os mares; -crescente expansão do comércio internacional com o surto da Revolução Industrial (invenção da máquina à vapor, hélice, utilização do ferro, etc); -gigantesco aumento na capacidade de transportes marítimos que possibilitou grandes correntes migratórias do séc XIX; -implicou aumento das importações; -levantamento do padrão de vida; -abertura do Canal de Suez em 1869, acentuou a concorrência que os povos orientais e as Índias Ocidentais, já nos faziam nos mercados de produtos tropicais.
TRABALHO, NATUREZA E CAPITAIS + VALOR DAS TERRAS BRASILEIRAS
-o Brasil, para Portugal na época do descobrimento, representava um pequeno valo; - Portugal contava com uma população escassa na época; -a indústria extrativa não se justificava como motivo de ocupação do novo território; -a revolução comercial absorveu o capital existente; -dificultadas pelo transporte e o meio físico brasileiro, a implantação da agricultura fôra esquecido; -a mão-de-obra escrava e farta, na devida oportunidade apoiaria as necessidades produtivas por força da concorrência dos produtos asiáticos; -a grande procura por produtos tropicais, resultantes da intensificação do comércio e do crescimento populacional europeu, aumentou as necessidades de mã-de-obra escrava oriunda da África; -no início da era moderna ocorria o escambo; -dependentes da capacidade produtora da terra, os homens sobrevalorizavam a mesma; -os mais fracos tratavam as terras em favor dos mais fortes, a força bruta foi o meio empregado; -com a evolução do capitalismo e do progresso, os capitais foram assumindo o papel preponderante na organização da produção; -a própria organização social, permitiu uma maior difusão da cultura fazendo surgir o homem livre como fator de produção; - o Brasil tem assistido e participado dessas 3 fases de flutuações e exageros, em proporções diferentes da sua evolução.
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