PUBLICIDADE

Página Principal : Economia


Brasil, vilao ou heroi do mercado de etanol?



O Brasil sempre foi um dos paises considerados aliados contra o aquecimento global, devido ao tamanho da area de floresta inativa, e especialmente pelo desenvolvimento e criaçao do etanol, um biocombustivel emite menos gas nocivo ao meio ambiente e que ainda em fase de materia nao industrializada (em planta), sequestra da atmosfera os gases como CO2 e outros nocivos ao nosso planeta.

    O levantamento aqui descrito retrata o porque o Brasil agora esta sendo chamado de vilao, exatamente pelo aumento da produçao de etanol.

Um dos levantamentos feitos esta em basear-se de que o Brasil juntamente com aliança de outros paises o desenvolvimento da produçao de combustiveis alternativos na qual sera substituido pelo menos 10% de consumo do petroleo.  

    Um pais que esta relativamente envolvido com o aquecimento global é os Estados Unidos, na qual este esta de olho na produçao de etanol principalmente visando maior aumento de riqueza.

    A discussao é baseada principalmente pelo aumento da area cultivada de cana de açucar do Brasil e milho dos Estados Unidos, este fabricante de etanol do grão.

    Devido o aumento de cultivo da cultura da planta a ONU (Organizaçao das Naçoes Unidas) declarou que isso acarretara no aumento de preço dos alimentos, no que acarretara no agravamento da fome principalmente voltado para paises mais pobres como a India.

    O Programa Alimentar Mundial (PAM), declarou que o preço dos alimentos esta focado principalmente no nivel mais baixo de reservas o que acarreta aumento desenfreado nos preços. 

    A oportunidade esta nas maos dos especuladores, que terao um ganho respectivamente alto em negociaçoes nas bolsas de valores.

    Uma iniciativa do governo Brasileiro sera a contrataçao de uma empresa que visa adquirir a opiniao publica, mostrara que o etanol fabricado no Brasil é muito diferente dos outros fabricados em outros paises.

    Sera criado tambem um 'selo verde' que atraves do INMETRO, registrara que a produçao do etanol foi realizada sem mao de obra escrava, areas de pastagem que utilizam do desmatamento da Floresta Tropical da Amazonia e embasados na reduçao do aquecimento global.

    Ao analizarmos estes acontecimentos, o Brasil nao é e nunca sera um vilao no mercado de biocombustivel, devido ao simples fato de que toda a area cultivada representa apenas 2% de toda a area de plantio utilizado para alimentaçao.

    O que realmente acontece é que o mercado em si esta retendo o alimento em estocagem devido ao fato de aproveitarem a oportunidade atraves de especulaçoes com embasamento no aumento de preço.

    O Brasil esta entre os paises que mais produz alimentos do mundo, e mesmo que se aumentar a sua area cultivada para a produçao de Biocombustivel, este nao servira de interferencia para a escassez de alimentos no mundo, pois a produtividade Brasileira ultrapassa seus recordes de produtividades ano apos ano, safra apos safra, o que garante que a populaçao brasileira e mundial nao sofrera pela falta de alimento no mercado, mas atraves dos especuladores o preço do produto sofrera grandes alteraçoes.


Veja mais em: Economia

Artigos Relacionados



 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online