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Crítica sobre aprendizagem organizacional numa empresa (I de II)


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    Um facto importante que a empresa tem sempre que considerar é desenvolver as capacidades adequadas nos seus membros realizando uma alternância operacional destes entre rotação de tarefas e especialização destas. Isto pode variar de pessoa para pessoa porque é essencial dar atenção aos desejos psicológicos/sociais/económicos de cada um, assim como, ao potenciamento do desempenho da própria empresa. Estes dois factores são compatíveis quando um director de uma empresa consegue que a realização de objectivos colectivos induzam a realização de objectivos individuais, ou seja, isto é possível se a empresa trabalhar como uma equipa e não como um grupo.


    Segue-se a análise crítica de alguns métodos utilizados pela empresa:



  • Networking: Este método é adequado à aprendizagem organizacional porque proporciona disseminação do conhecimento (Garvin-1993) e aprendizagem em grupo (Senge- 1990) e ainda permite um estabelecimento de uma cultura organizacional, ou seja, de uma identidade da empresa, que vai obviamente condicionar uma parte dos comportamentos dos membros da empresa. O Networking possibilita também uma maior coerência em relação à tomada de decisões entre departamentos e dentro do mesmo departamento que faz com haja uma diminuição de conflitos.

  • Quadros informativos: Como o texto refere, a principal desvantagem deste meio é a falta de interesse em relação ao assunto relatado nos quadros por parte dos membros empresariais, o que leva a que estes muitas vezes não leiam o conteúdo dos quadros. A aprendizagem prática é mais rentável que a aprendizagem teórica como já foi referido em cima, mas ambas podem e devem ser leccionadas em simultâneo, logo, temos aqui mais uma desvantagem. A grande vantagem deste método é que permite economizar tempo e com isso dinheiro, já que, tempo é dinheiro considerando a competitividade do mundo de negócios actual.

  • Workshop Universidade Nylon: Em relação às actividades deste método não concordo com uma das actividades que é a sessão de cinema porque é algo descontextualizado segundo o tema deste artigo. O objectivo da actividade (mudança de valores através da análise de filmes) até é bom mas a sessão de cinema não é a melhor forma de o realizar, mas por exemplo uma reunião como o networking sobre a própria realidade empresarial parece-me uma melhor forma de induzir novos valores ou modificá-los nos membros da organização.

  • Café da manhã com a directoria: Este método é bom porque é realizado fora do ambiente de trabalho permitindo assim estabelecer uma conversa sem stress laboral entre o director e os restantes membros da empresa, que permite uma socialização que tem a finalidade das pessoas ficarem a conhecer-se melhor umas às outras, para posteriormente efectuar uma aprendizagem organizacional que vá de encontro às necessidades da própria empresa e dos seus membros.

  • Reunião para solucionar problemas: Este método é adequado pelas razões referidas para o networking, mas atenção, estes dois metodos não devem ter uma frequência excessiva porque a aprendizagem prática também é importante pois dá ao funcionário uma autonomia na realização da tarefa que contribui para a aprendizagem organizacional e para a realização do individuo quanto a aspectos do seu bem ? estar a vários níveis.

  • Benchmarking, reuniões, associações, feiras e experiências profissionais: Estes eventos são bons para a aprendizagem organizacional, já que, muitas vezes é necessário alterar o sistema organizacional e uma das melhores maneiras é observar sistematicamente a forma de actuar das empresas com maior sucesso para implementar um estratégia e metodologia melhor em determinada empresa. Mas há que ter em conta o paradigma da complexidade em relação por exemplo à concorrência, relação com o meio externo, características, etc da empresa observada, pois num contexto muito diferente essas pesquisas podem não ter nenhuma aplicabilidade para a empresa referida no artigo.

  • Grupo-tarefa:  Este método tem efeitos positivos na aprendizagem organizacional pois engloba factores importantes como a partilha de um objectivo em comum, o comprometimento com a tarefa dentro do tempo estabelecido (o que põe em causa o bem ? estar interior dos membros do grupo), a necessidade de trabalhar em equipa para obter um bom desempenho, autonomia concebida aos membros do grupo, atribuição de recompensas económicas por parte da empresa que estimulam a realização da tarefa, etc.

  • Internet/Intranet: Este meio é rentável porque segundo o texto permite uma boa velocidade de transferência de conhecimento e também, porque a longo prazo considerando a explosão tecnológica em que vivemos, existe uma maior necessidade em se desenvolver competências nesse âmbito para que cada trabalhador responda melhor às exigências da sua função.





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