PUBLICIDADE

Página Principal : Economia


Biocombustível ou Comida?



Presencia-se hoje em dia, a maior crise de preços de alimentos dos últimos 40 anos. Para o especialista em Direito, Jean Ziegler, os responsáveis por esse aumento são os biocombustíveis, que estariam invadindo os espaços destinados à produção de alimentos. Tais biocombustíveis (etanol, álcool), antes elogiados pelas pessoas, hoje recebe duras críticas. Há quem diga que devemos nos libertar da dependência do petróleo. A União Européia absolveu os biocombustíveis da culpa pela alta dos alimentos. A culpa estaria, segundo a entidade, na alta do petróleo e dos alimentos.

Segundo Sílvio Porto, diretor de logística e gestão empresarial da CONAB, o que fez surgir a crise foi a transferência de 80 a 90 milhões de toneladas de milho destinados à produção de etanol nos EUA.

A realidade é que os produtores estão substituindo as plantações de alimentos por plantações de cana-de-açúcar, visando o lucro que não é pequeno.

Segundo estudos do Ministério de Minas e Energia, os derivados de cana-de-açúcar, já geram 17% da energia brasileira, contra 15% das hidrelétricas. Esse percentual já atinge quase 50% da produção dos derivados de petróleo.

Há muitas controvérsias sobre os ganhos advindos da produção de álcool. Os dados das pesquisas são controversos. Um estudo do professor de Cornell afirma que são necessários 7 mil litros de água para cultivar 12 quilos de cana que resultam na produção de 1 litro de etanol, além do que, há a queima da cana, gerando poluição e o descarte de 10 litros de água residual contaminada.

A grande esperança são as novas tecnologias que estão surgindo para a geração de biocombustíveis.

Toda a discussão sobre o assunto não desculpa os responsáveis pela fome no Brasil. A má distribuição de renda ainda não tem solução, mas se houver um direcionamento do cultivo de alimentos para a população que cresce incessantemente, não faltará nem alimentos para todos, nem biocombustíveis. Há lugar para todos.



Veja mais em: Economia

Artigos Relacionados


- Europa "nÃo Quer Etanol Sujo Do Brasil"
- O Brasil E A Crise De Alimentos No Mundo
- Produção De Etanol
- Etanol - A Hipocrisia De Um Combustível Sustentável
- Brasil, Vilao Ou Heroi Do Mercado De Etanol?
- Lula Erra Em Bruxelas: Há Cana-de-açúcar Na Amazônia
- A Inflação Dos Alimentos Assusta

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online