PUBLICIDADE

Página Principal : História


O PODER DA TELEVISÃO



O PODER DA TELEVISÃO. A televisão surgiu no final dos anos 40 início dos anos 50. Quando surgiu, todos pensavam ser aquela caixa onde se podia ver quem estava falando ,ao contrário do rádio que já tinha sido uma tremenda revolução, apenas mais um eletro-doméstico.

Aquela caixa não seria apenas mais um eletro-doméstico como muitos pensavam. Ela iria mudar o mundo. Alterou mais do que qualquer outro meio de comunicação os hábitos e os costumes das pessoas, de toda a sociedade brasileira. A TV mudou a face do Brasil provinciano daqueles tempos bucólicos. O feito maior da televisão e que causou muito debate entre os intelectuais foi o estrago feito na diversidade cultural do nosso país. Este imenso território se viu unificado em seus hábitos igualando de norte a sul e de leste a oeste todos os brasileiros em muito dos seus costumes. Vista por este aspecto há controvérsia se foi estrago ou contribuição cultural. A TV criou novos hábitos introduziu novos conceitos, modernizando o Brasil levando-o a novas necessidades de consumo. De certa forma, o Brasil perdeu muito em relação à sua Diversidade cultural, no que o Brasil tinha de mais bonito e de maior riqueza.

Riqueza constituida pela sua cultura regional, nossas raízes localizada, composta pelo sotaque, as gírias, os ditos populares, os personagens típicos, a culinária, enfim: O gauchês, a mineirice, o baiano do Senhor do Bonfim com sua ginga. O nordestino antes de tudo um forte, ou não seria o sertanejo como disse o poeta. E o Brasil central, com suas peculiaridades para não esquecer o pantaneiro e suas guarâneas.

Hoje, a mocinha aparece com um adereço no cabelo; aquele já considerado brega, ou démodé, imediatamente outra mocinha no interior da Amazônia já adere à nova moda ostentando um igual. Virando coqueluche nacional. A televisão vende tudo, roupa, sapato, comida, violência etc. A arma utilizada è sempre a propaganda feita com imagens bonitas, frases bem feitas chamativas, passando a imagem da perfeição, com promessa de felicidade e prazer duradouro. Sua mais poderosa arma é a capacidade de vender idéias. O cidadão desavisado comprou de tudo, desde vida longa, ao comer determinada margarina, sorriso muito mais branco com aquele creme dental. Use o perfume tal e faça mais sucesso. Seja forte! Cigarro X. Atraia mais amores! Carro Y. < strong>Engomadinho para presidente! Etc.etc.etc...

Já fabricou um presidente da República...

E toma enlatados importados... Sensualidade aos pequeninos... Não se contenta mais com uma, duas ou três em casa. Cada membro da família tem a sua, nos isolando cada vez mais.

Tudo o que o ator em evidência usa e fala é copiado.

Mas ela evoluiu, modernizou... Já não se vive sem ela... 

Quanta informação nos traz...

Sutilmente nos deixamos levar.


Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- O Índio Pergunta: Para Que Cortar Tanta Madeira?
- Crescimento Vegetativo & Transição Demográfica
- O Povo Brasileiro
- A Sociedade Francesa às Vésperas Da Revolução
- Http://imperiodobrazil.blogs Pot.com
- O Índio No Brasil
- Ela é De Virgem

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online