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A motivação do trabalhador



A motivação do trabalhador nas empresas.



O processo de globalização, as transformações ocorridas na economia brasileira tais como: abertura econômica, reformas monetárias e políticas, têm exigido que haja mudanças no ambiente empresarial. Na verdade, estas mudanças são necessárias, afim de que as organizações possam se adaptar as realidades existentes para se tornarem competitivas.


 Nesse contexto, não é possível apenas aprimorar processos, inserir novas tecnologias, mas preparar o ambiente de trabalho com técnicas e programas que melhorem a qualidade de vida do trabalhador. Neste sentido, a motivação do trabalhador é um tema imprescindível. Um funcionário motivado produz mais, contribui de uma forma bem mais significativa para o crescimento, a expansão e a sobrevivência da empresa na qual está inserido.


O dirigente precisa avaliar as necessidades humanas e promover os fatores relacionados com a satisfação do trabalhador, melhorando de forma significativa as condições de trabalho, saúde, moral, compensação, participação, comunicação, imagem institucional, relações interpessoais e organização do trabalho.  Precisa ainda compreender o comportamento humano. Somente através desse entendimento, ele pode utilizar a motivação como uma estratégia que busque melhorar a vida no ambiente de trabalho. Para explicar tal comportamento, torna-se necessário o estudo da motivação humana.


Mas, o que é motivação? Numa visão psicológica motivação denota um sintoma de vida psíquica que se movimenta em busca de algo. Assim, o trabalhador para produzir mais e melhor precisa ter condições para colocar suas potencialidades em execução. Quanto mais motivado o ser humano estiver, maior será o conjunto de capacitações transformadas em ação prática. Qualquer empresa pode ter uma consistente e lucrativa ação na criação de motivos que levem seus funcionários a aumentar o padrão, a qualidade e a quantidade de suas ações.


Motivar trabalhadores consiste em induzir um grupo, cada qual com necessidades distintas, a alcançar os objetivos da organização, bem como os objetivos individuais de cada um.


Ninguém vai a lugar nenhum desmotivado. a motivação no ambiente empresarial é bastante influenciada pela forma como os chefes apóiam, orientam e aconselham seus comandados. Um grupo no qual cada um se preocupa com os interesses dos outros, e que levam em consideração às necessidades e os desejos individuais acaba por transformar-se numa fonte de motivação.


É muito importante que os líderes desenvolvam programas de relacionamentos que auxiliem a valorização do trabalhador. Quanto este se sente valorizado, ele consegue desempenhar melhor suas funções e contribuir de forma mais efetiva em suas atividades. É preciso verificar também se o cargo ou a função exercida pelo trabalhador lhe traz satisfação, se ele está preparado emocionalmente e tecnicamente para o exercício dos mesmos.


Outro ponto importante que melhora o desempenho do trabalhador é o conhecimento de suas expectativas quanto ao ambiente de trabalho, remuneração, satisfação pessoal, etc. Esse conhecimento pode ser obtido através da criação de programas motivacionais, tais como:  informar aos funcionário o que é preciso para a realização de um bom trabalho, envolve-los em decisões sobre suas funções, criar construir canais de comunicação, procurar conhecer o que os motiva, elogiá-lo quando o trabalho for bem realizado, promover reuniões destinadas a comemorar o bom trabalho executado pelo grupo, reconhecer as necessidades de cada funcionário, remunerá-los de forma compatível com suas habilidades, participações no lucro, etc.


Portanto, é de fundamental importância para a empresa um trabalhador produtivo e satisfeito com as suas atividades. Mas, para isso é muito importante que o mesmo encontre a motivação certa. Motivação é realmente uma palavra chave dentro das relações humanas, atualmente, nas organizações que conseguem vê no trabalhador alguém mais do que um simples recurso produtivo.




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