PUBLICIDADE

Página Principal : Economia


Pgbl (Plano Gerador de Benefício Livre) X VGBL (Vida Gerador de Bene



Atualmente essa é a primeira dúvida que surge ao interessado em Plano de Previdência Privada no Brasil, antes de explicar ressalvo que essa dúvida só deve surgir para os participantes dos Planos de Previdência Privada (aqueles encontrados nos balcões de bancos), os participantes dos Planos de Previdência Complementar mantidos por Entidades Fechadas (geralmente oferecidos por empresas) são formados visando benefício previdenciário, portanto, PGBL.

Esclarecido isso vamos ao Plano Gerador de Benefício Livre ? PGBL, a grande vantagem dessa modalidade é para aquelas pessoas que fazem a declaração de Imposto de Renda no modo completo, pois o Governo dá o benefício de dedução de até 12 % da Renda Bruta Anual do Contribuinte, porém em caso de saque o Imposto de Renda incidirá sobre o total do montante de acordo com sua opção de Regime de Tributação (regressivo e progressivo, assunto que abordaremos em outro texto).



Já o Vida Gerador de Benefício Livre ? VGBL é indicado para aquelas pessoas que fazem sua declaração anual de Imposto de Renda no modo simplificado, pois não há possibilidade de dedução dos valores aplicados no Plano de Previdência. A vantagem desse plano é que no momento do saque o imposto incidirá somente sobre os rendimentos e não sobre o montante total como no PGBL de acordo com sua opção de Regime de Tributação (regressivo e progressivo, assunto que abordaremos em outro texto).


Note que se o interesse do contribuinte é renda na aposentadoria e não investimento de curto e médio prazo o PGBL é mais indicado, pois dá a opção de dedução do imposto na declaração de Imposto de Renda Anual e a tributação quando do recebimento do benefício vai depender do valor mensal e do enquadramento na Tabela do IR para pessoas físicas. Agora se o seu interesse é junto um pouco de dinheiro e não renda mensal na aposentadoria, o VGBL passa ter a vantagem já que a tributação no momento do saque será somente sobre os rendimentos.




Veja mais em: Economia

Artigos Relacionados


- Questão Comentada - Imposto De Renda
- Princípios De Direito Tributário
- Remuneração
- Todos Os Dias Das Mulheres !
- Distribuição De Renda
- Cpmf - Sou Favorável
- Cooperativas - Irpj - AplicaÇÕes Financeiras

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online