PUBLICIDADE

Página Principal : Economia


Globalização



Capitalismo - Uma Economia Globalizada

Após a 2ª Guerra Mundial ( 1945 ) , até 1975 , foi grande o desenvolvimento do sistema capitalista . Os avanços tecnológicos , gerados pelas descobertas das pesquisas durante o processo da Guerra Fria , com o suporte da indústrias de base ( siderurgia ) , levaram ao surgimento de novos produtos .Por outro lado , o estimulo ao consumo e desenvolvimento do comércio suscitou o crescimento industrial .

Os salários crescente e o desenvolvimento dos sindicatos levaram à necessidade de aumentar o lucro , os EUA decidiram instalar fábricas em países subdesenvolvidos : Brasil , Coréia do Sul , México Taiwan , Argentina etc .

O desenvolvimento Técnico - científico , ligado ao processo da Guerra Fria foi responsável pela prosperidade capitalista de 1945 a 1975 .

A corrida armamentista levou as universidades e institutos de pesquisas , as Forças Armadas exigiram que a ciência inovasse a tecnologia militar espacial

( Satélite , foguetes etc ) . A rapidez das descobertas era condição fundamental para o bom êxito durante o processo da Guerra Fria.

A transferência de tecnologia para a população civil , ocorreu somente nos paíse capitalistas . A economia socialista não viabilizou o processo ( falta de capital para adaptar o produto militar à população civil ). Isso levou os paíse socialistas a uma estagnação econômica .

Transnacionalização das empresas

Com o objetivo de diminuir custos , a estratégia das empresas , já nos anos 80 , era decompor o processo de produção . circulação , comercialização , internacionalizando os serviços ? Transnacionalização das empresas - os componentes de um automóvel por exemplo são fabricados , cada um , nos mais diversos países , reunidos em um outro e comercializado no mercado global. Surgem os blocos econômicos , liberando as fronteiras comerciais .

Globalização , um processo Mundializado

* A expansão das empresas leva a uma aplicação do capital na tecnologia , qualificação da mão - de - obra , produção , venda e o Marketing , são aplicados a nível global .

* As empresas produzem componentes nos mais diversos países ( fábrica global) , para isso fazem acordos com os governos locais . O atrativo é a mão - de - obra barata , matérias primas abundantes , ,energia , redução de impostos , isenção de multas por danos ambientais novos mercados consumidores .

* depois de fabricados os produtos são vendidos nos mais diversos países

( mercado global ) , sobretudo com o fim do socialismo , assim o comércio cresce cada vez mais .

* Os paises subdesenvolvidos são beneficiados com a geração de novos empregos , produtos e serviços . Mas as empresas nacionais devem aprender a competir , pois senão podem fechar devido a competitividade do processo .

* Qualificação da mão - de - obra - Na relação de trabalho , são muitas as mudanças ,. Assim , o segredo é qualidade ( mão - de - obra qualificada ) . Os trabalhadores desqualificados são os mais atingidos pelo desempregam , um problema que vem se alastrando cada vez no mundo




Veja mais em: Economia

Artigos Relacionados


- Crise Dos Anos 70 E A Necessidade De Reestruturar O Setor Produtivo Dos Paises AvanÇados - Parte I
- Economia De Mercado X Economia Planificada
- Revolução Técnico-científica-terceira Revolução Industrial
- A Sociedade Em Rede
- Guerra Fria
- Menos Reengenharia E Mais Inovação No Produto
- O Impulso De IndustrializaÇÃo PÓs-segunda Guerra Mundial 1946-61.

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online