PUBLICIDADE

Página Principal : Ciências Politicas


Os Clássicos da Política



Para conhecer e compreender a política atual que paira nos governos do mundo deve se primeiro conhecer os clássicos da política. Um desses clássicos foi Nicolau Maquiavel, um renascentista do século XVI que viveu na Itália nos bastidores da política local. Sua principal obra "o Principe" nos mostra oque Maquiavel tinha como ideais para um principe manter o poder, uma das principais preocupações de Maquiavel, e o que deveria ser feito para governar com mão de ferro sem ferir seus súditos.
Maquiavel fez parte do governo dos Médices, uma nobre família da península Italica, mas que por duas vezes foi deposta do governo oque teve como consequencia a desposição de Maquiável, se tornando inclusive em um exilado em seu próprio país, pelo fato de não poder deixá-lo, oque o deixou muito triste e cada vez mais certo de sí considerando a Política a única coisa para que tinha vocação.
Os princípios de Maquiável consistiam basicamente nas virtudes que um soberano deveria ter consigo para ter um bom governo. Um desses princípios ficou conhecido como Virtú, que nada mais é do que a virtude de conciliar as virtudes cristãs como a bondade, honestidade, sinceridade entre outras com a necessidade de fazer oque deveria ser feito para manter o governo e a ordem, independente de agir corretamente aos olhos cristãos ou não, além da virtude de conciliar a riqueza e o poder e não deixá-los se sobrevalecer aos interesses do reino.Outro princípio maquiavélico e conhecido como "verita effetuale" ou " a verdade efetiva das coisas" que consiste em analizar os fatos como eles realmente são, sem os paradigmas e preceitos pré-concebidos, para que desta conclusão se possa agir da melhor forma possível
Entre uns e outros conselhos de Maquiável, podemos concluir que muitos deles são e foram utilizados até os dias atuais, sendo um dos admiradores mais famosos Napoleão Bonaparte, que tinha o livro "o Principe" como de cabeceira.
Maquiavel nos ensinou e ensina a compreender atitudes e modos de governo, e enxergar as manobras feitas pelos governantes que muitas não percebemos, mas que ja era conhecida por ele no século XVI.


Veja mais em: Ciências Politicas

Artigos Relacionados


- O Príncipe
- O Principe
- O Príncipe
- Lutero E Maquiavel ? A Ética Do Pragmatismo Renascentista (parte 3 )
- O Príncipe
- O Príncipe
- O PrÍncipe

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online