PUBLICIDADE

Página Principal : Ciências Politicas


Primeira Guerra Mundial



A primeira Grande Guerra nasceu do pacto firmado entre a Alemanha, Áustria-Hungria e Itália contra a ameaça de ataque da França.
O assassinato do Arquiduque austríaco teve sérias repercussões. Diante da ineficácia das gestões diplomáticas, a Áustria declarou guerra à Sérvia em 28 de julho de 1914. A Rússia respondeu, mobilizando-se contra a Áustria, e a Alemanha lhe declarou guerra em 1º de agosto. Envolveu de forma profunda as populações dos países beligerantes e arrasou extensas áreas da Europa
Os efeitos da guerra duraram décadas: os sofrimentos da Rússia levaram ao triunfo do comunismo e os padecimentos da Alemanha alimentaram o nazismo. Vinte anos depois, as brasas do conflito se reacenderiam numa segunda guerra ainda mais horripilante.
Economicamente, a guerra beneficiou a indústria brasileira pela interrupção da concorrência externa e pela abertura de alguns mercados de exportação. Ideologicamente, significou o fim do liberalismo.
A guerra marcou milhões pelas trincheiras, largas o suficiente para dois homens caminharem.
O Tratado de Versalhes (1919), que pôs fim à guerra, estipulava que todos os navios aprisionados passassem a ser de propriedade dos aliados
A Segunda Guerra Mundial foi um conflito mundial que começou em 1939 como um confronto militar europeu entre a Alemanha e a coalizão franco-britânica, mas que se estendeu até afetar a maioria das nações.
Foi um conflito único pela violência dos ataques lançados contra a população civil e pelo genocídio realizado pela Alemanha nacional-socialista. Foram empregadas duas armas radicalmente novas: os foguetes de longo alcance e a bomba atômica.
A guerra transformara-se numa guerra total.
Ao longo de todo o conflito, os governos dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha haviam realizado um grande projeto científico e industrial para o desenvolvimento de armas nucleares.
O custo humano ? sem incluir os mais de 5 milhões de judeus assassinados no Holocausto, que foram vítimas indiretas da contenda ? é estimado em 55 milhões de mortos, 25 milhões de militares e 30 milhões de civis.


Veja mais em: Ciências Politicas

Artigos Relacionados


- I Guerra Mundial
- I Guerra Mundial
- 1ª Guerra Mundial
- 2ª Guerra Mundial
- Primeira Guerra Mundial
- A Conjuntura Da Alemanha Na Primeira Guerra Mundial.
- Como Começou A Primeira Guerra Mundial?

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online