PUBLICIDADE

Página Principal : História


Market Garden



A crise entre americanos e britânicos em relação ao comando dos exércitos aliados levou Eisenhower ( comandante Supremo) a tentar satisfazer os dois grupos de exércitos, o de Montgomery e o de Bradley com relação ao apoio logístico, o item mais crítico era o combustível, após a Normandia, as tropas que cruzavam a França consumiam cerca de 4 milhões de litros por dia, fato agravado pela extensa cauda logística de mais de 600 Km, na maior parte, rodoviários, pois as ferrovias foram destruídas por bombardeiros antes do desembarque.
Dessa forma, antes de entrar no território alemão, Eisenhower, pressionado pelo governo americano (Marshall), resolveu incentivar o grupo de exércitos americano a entrar na Alemanha, como não havia suprimentos suficientes para todos, a frente ficou estacionada, num verdadeiro impasse, causando surpresa até no exaurido lado alemão, para resolver a questão, foi planejada e executada a operação ?Market Garden?.
Em agosto de 1944 foi criado o 1 Exército Aeroterrestre Aliado sob o comando do Ten-Gen Lewis H. Brereton. Até o emprego na Op Market Garden, o recém criado exército planejou diversas operações mas não foi empregado, em grande parte, pela pressão americana de Eisenhower e Marshall que viam um imenso potencial nas tropas paraquedistas, mas que não era empregado em combate.
A Operação em questão foi planejada pelo alto-comando aliado (SHAEFF) com os seguintes objetivos:
- Estabelecer uma cabeça de ponte do outro lado do Reno;
- Captura dos locais de lançamento das V-2;
- E o mais importante, livrar o estuário do rio Escalda das tropas alemãs para poder utilizar o porto de Antuérpia (3 maior do mundo) para o apoio logístico das operações.
A operação empregou o a 101 Divisão Aerotransportada Americana( Gen Taylor) para a conquista das pontes logo ao norte de Eindhoven, a 82 Divisão Aerotransportada Americana (Gen Gavin) para conquistar as pontes em Grave (rio Mass) e Nijmegen (rio Wall), a 1 Divisão Aeroterrestre Britânica ( Gen Urquhart )para conquistar a ponte em Arnhem (rio Reno) com o apoio da Brigada Polonesa de Paraquedistas ( Gen Sosabowski).
O Gen Urquart não possuía experiência no emprego de tropas paraquedistas e mesmo assim foi designando comandante. Durante o planejamento, as zona de lançamento britânicas ficaram muito distantes do objetivo (10 a 12 Km), tendo em vista o terreno alagadiço nas proximidades e o forte fogo antiaéreo alemão que influenciou a RAF a não querer lançar mais próximo do objetivo.
Após o início da operação, todas as falhas de planejamento se revelaram, a junção prevista entre os paraquedistas e o xxx Corpo Blindado comandando por Horrocks não aconteceu, a ponte sobre o Reno em Arnhem não foi tomada e as baixas entre os aliados foram enormes.
A grande distância entre as zonas de lançamento e os objetivos e as presença de divisões panzer que não foram levantadas pelos reconhecimentos aéreos foram os principais motivos do fracasso da operação.


Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- Barbarossa "a Invasão Da Rússia"
- O Homem Que Nunca Existiu
- Operações Matemáticas
- General Patton
- Enigma - O Segredo De Hitler
- 2ª Guerra Mundial - A Campanha Da Feb Na Itália
- Curiosidades - Arsenal Da Feb

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online