PUBLICIDADE

Página Principal : Ciências Politicas


Segunda Guerra: Reação à Depressão



A Segunda Guerra Mundial: Reação à depressão

Em mais de um sentido, a política nacionalista expansionista dos Estados autoritários mais o ?preço da paz? de 1918, desembocaram em um curso que fatalmente desencadearia um novo conflito de grandes proporções. No entanto, e isto é fundamental, a Segunda Guerra Mundial deve ser vista como a última tentativa de certos países da área central da economia-mundo em recuperar suas economias pelo estabelecimento de relações imperialistas no estilo do século XIX, e estruturalmente, como a ?solução definitiva? para tirar o sistema capitalista da Grande Depressão.
Por um lado, o aumento da oferta global e artificial, uma vez que é sustentado pela ação estatal e por mecanismos que vão desde a destruição deliberada de estoques impossíveis de serem comercializados até o acúmulo de estoques por meio de uma demanda politicamente incentivada.
Mas grave ainda, a recuperação não é geral, considerando-se todos os setores da economia.
Alguns países haviam ficado insatisfeitos com os resultados da Primeira Guerra. A Alemanha foi privada de suas colônias, e onerada com o pagamento das reparações. A Itália foi impedida de completar sua ?unificação nacional? às expensas da Áustria e da Iugoslávia, e bloqueada em seu sonho de construir um império colonial no Mediterrâneo.
A somatória de todos esses problemas estruturais leva naturalmente os Estados autoritários mais pujantes (Itália, Alemanha e Japão), a empreenderem a solução para seus problemas econômicos pelo estabelecimento de áreas de influencia e de protetorados, na tentativa de tornarem-se auto-suficientes dentro de espaços econômicos de tipo colonial.
Para a Alemanha, a constituição do Lebensraum, na Europa Centro-Oriental, com a submissão dos países da região à dominação alemã em que pesem as justificativas ideológicas da necessidade de controlar as ?raças impuras? e combater o socialismo.
E para o Japão, o acesso às áreas produtoras de matérias-primas do sudeste asiático revelou-se sempre de importância capital.
Também para a Alemanha e para o Japão, a guerra acabou tornando-se uma necessidade econômica.
A Alemanha começará a guerra com uma nítida vantagem com relação aos aliados, em razão do acúmulo de armamentos e da constituição de um grande exército permanente.
A criação do espaço econômico alemão avançou a passos rápidos, tendo sido criada uma série de agencias estatais para auxiliar no esforço de guerra, nos territórios ocupados.
O Japão em meados de 1942 se apoderou de um território que compreenderia 450 milhões de habitantes e imensos recursos naturais Estabelece nessas áreas seu espaço econômico próprio, que domina eufemisticamente de Grande Esfera de Co-Prosperidade da Ásia Oriental, seguindo uma política paralela à as Alemanha nas áreas conquistadas.
O que acabou impedindo o Japão de desenvolver as potencialidades econômicas que suas conquistas lhe forneceram, foi a inadequação de sua marinha mercante, que seria fundamental, dada sua condição de país.
O que acabou causando a derrota da Alemanha foi a combinação entre a brutal resistência soviética e a extraordinária capacidade de produção norte-americana.
Já em março de 1941, os Estados Unidos puderam sustentar economicamente os ingleses, que só podiam financiar seu esforço de guerra por meio de uma elevação geral dos impostos, e estavam submetidos a um constante bombardeio aéreo alemão.
A partir de dezembro de 1941, oficialmente em guerra, sua economia volta-se totalmente para a produção bélica.
Em meados da década de 1940, a Grande Depressão parecia para os Estados Unidos, como algo que nunca tivesse ocorrido.


Veja mais em: Ciências Politicas

Artigos Relacionados


- 2ª Guerra Mundial
- Primeira Guerra Mundial: As Origens.
- A Economia Da 1ª Guerra Mundial
- Pós-segunda Guerra _ A Reordenação Geopolítica
- I Guerra Mundial
- Guerra Fria
- Primeira Guerra Mundial

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online