PUBLICIDADE

Página Principal : Ciências Politicas


O declínio do comunismo



O declínio do comunismo

Com o final da II Guerra Mundial no final do século XX, a importância social foi tão grande, que muitos chegaram a afirmar que a humanidade caminhava inevitavelmente para o socialismo.
No final da década de 1980 e inicio dos anos 90 o socialismo sofreu um grande baque. A maioria dos países socialistas rejeitou o planejamento central da economia planificada por de mercado. Enquanto isso na união soviética, bem antes de Gorbatchev assumir o poder, vários analistas apontaram o descompasso entre o desenvolvimento tecnológico e as condições de vida do povo soviético. Mesmo mecanizada, a agricultura não conseguia produzir o necessário para alimentar o povo. Como resultado havia uma constante escassez de produtos agropecuários. A população perdia grande parte do tempo em filas intermináveis. As indústrias estavam obsoletas em termos tecnológicos, e o povo reclamava da falta ou da baixa qualidade dos produtos.
Quanto ao comércio mundial, a união soviética deixou de exportar principalmente maquinaria, meios de transporte, equipamentos, artigos de metais, petróleo e gás.
Quando o então presidente Brejnev morreu em 1982, as dificuldades econômicas soviéticas e os entraves burocráticos ao desenvolvimento tecnológico se avolumaram velozmente, tornando-se alvo de crescentes criticas.
O Brejnev sucederam curtos governos da velha guarda soviética: Iúri Andropov (1982-1984) e Konstantin Tchernenko (1984-1985) que mantiveram a deterioração política interna e externa e os elevados custos com a manutenção da guerra do Afeganistão. A morte de Tchernenko seguiu-se o governo de Mikhail Gorbatchev, responsável por profundas alterações na política soviética.
Em março de 1985, Mikhail Gorbatchev ascendeu ao poder. Até essa época a união soviética era, juntamente com os Estados Unidos, uma superpotência. A idéia de superpotência estava diretamente associada ao poderio militar. A URSS tinha um arsenal atômico capaz de destruir várias vezes o planeta. Além do mais se igualava aos EUA nas conquistas espaciais.
Fortalecendo-se pouco a pouco com o afastamento de velhos lideres políticos Gorbatchev garantiu o processo de mudança da união soviética.


Veja mais em: Ciências Politicas

Artigos Relacionados


- Gorbatchev E A Abertura Do Leste Europeu
- Fim Da Guerra Fria
- União Soviética: A Potência Que Durou 69 Anos
- Urss _ O Fim Da Superpotência
- Pós-segunda Guerra _ A Reordenação Geopolítica
- União Soviética _ Transformações Políticas E Econômicas
- Glasnost E Perestroika

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online