PUBLICIDADE

Página Principal : Ciências Politicas


Glasnost e Perestroika



Glasnost e Perestroika.

O novo governo lançou ainda em 1985, um amplo plano de transformações sintetizando na política da glasnost (transparência) e Perestroika (restauração da economia).
No plano econômico Gorbatchev visava submeter o governo ao controle popular e sair do rígido controle estatal, abrindo a iniciativa privada, que se irradiou para os demais países que compunham o bloco comunista. O ponto alto na política foi o fim do monopólio de poder do partido comunista soviético, que possibilitou o multipartidarismo e a instauração de eleições diretas para 1994.
No plano externo propôs a desativação das armas nucleares até o ano 2000, deixando clara sua posição bélica internacional, apresentada no Fórum Internacional da paz em Mascou.
Em outubro de 1986, as conversações tiveram resultado quase nulo diante do programa Guerra nas Estrelas dos norte-americanos. Contudo em 1987, Gorbatchev assinaria com Reagan um acordo de eliminação dos mísseis de médio e curto alcance, localizados na Europa e na Ásia, além de entendimentos sobre questões que abrangiam desde direitos humanos até problemas regionais das superpotências.
Tinha inicio uma fase de distensão profunda, a mais ampla desde o inicio da guerra fria, indicando uma política de desarmamento geral, firmando garantias contra a guerra nuclear.
Nos demais países do bloco socialista, as mudanças iniciadas pela União Soviética foram rapidamente assimiladas, ganhando dinamismo e mudando a face do leste europeu. Assim sem a força das tropas soviéticas e vendo o comunismo desmoronar na URSS, a Europa Oriental foi tomada por uma série de fortes movimentos populares que provocaram um terremoto político no bloco comunista.
Em vários países como a Hungria, Polônia, Albânia, Iugoslávia entre outros do bloco comunista e leste europeu, destacou-se a Alemanha que ao contrário do que em outros países, o processo de fragmentação, ocorre a unificação, em 1990 o povo derrubou o murro de Berlim, o símbolo de separação entre o mundo capitalista e socialista. A Alemanha oriental foi incorporada a ocidental, e o ditatorial comunismo alemão deixou de existir.
O reformismo de Gorbatchev acabou implodindo o socialismo real e a guerra fria, seu governo produziu num curto espaço de tempo, uma verdadeira revolução no bloco socialista, afetando e alterando por completo as relações políticas e econômicas em nível nacional e internacional.


Veja mais em: Ciências Politicas

Artigos Relacionados


- Gorbatchev E A Abertura Do Leste Europeu
- Guerra Fria _ Paz Armada
- Cortina De Ferro
- Guerra Fria
- Alemanha: A Reunificação
- Pós-segunda Guerra _ A Reordenação Geopolítica
- O Que Você Sabe Sobre A União Européia?

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online