PUBLICIDADE

Página Principal : Ciências Politicas


Fim da Guerra Fria



Fim da guerra fria

No inicio dos anos 90, aceleraram-se os acordos de desarmamentos nuclear e em 1991, o COMECON, e o Pacto de Varsóvia foram dissolvidos, ao mesmo tempo em que tiveram inicio gestões para a remodelação da OTAN.
Em agosto de 1991, membros da burocracia conservadora afastaram Gorbatchev do poder, num golpe que visava reverter o quadro político e econômico da União Soviética que beirava o descontrole. Boris Yeltsin, presidente da principal republica soviética, a Rússia e líder dos ultra-perestroikas, convocou uma greve geral e obteve apoio de milhares de civis e militares, que estabelecidos em frente ao parlamento russo, derrotou os golpistas.
Tal foi o prestígio de Ieltsin pela vitória contra o golpe, que ele se transformou no principal líder político soviético, sobrepondo-se mesmo ao Gorbatchev que ao voltar ao poder, se viu obrigado a renunciar ao cargo de secretário geral do PUCS e dissolver o partido, então acusado de ligações com os golpistas, ficando apenas com o enfraquecido cargo de presidente do URSS.
Em meio à velocidade dos acontecimentos, em setembro de 1991, depois de declarações unilaterais de independência das repúblicas bálticas (Estônia, Lituânia e Letônia) e sucessivos distúrbios e conflitos com tropas soviéticas, Gorbatchev reconheceu oficialmente a soberania dos três estados, que em seguida foram admitidos pela ONU.
O golpe final contra Gorbatchev se deu em dezembro de 1991, quando a Rússia de Yeltsin, juntamente com a Verânia e Bielarus assinaram o Acordo de Minsk (capital de Bielarus), proclamando o fim da União Soviética e a criação da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) que, pouco depois, obteve a adesão de outras ex-republicas da União Soviética. Dias depois, em 25 de dezembro do mesmo ano, Gorbatchev renuncia ao cargo de presidente da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, país que já não existia.


Veja mais em: Ciências Politicas

Artigos Relacionados


- União Soviética: A Potência Que Durou 69 Anos
- Mega Memória - A Crise Do Socialismo
- Perestroika _ Novas Idéias Para O Meu País E O Mundo
- Gorbatchev E A Abertura Do Leste Europeu
- O Declínio Do Comunismo
- Formação Da Urss
- Guerra Fria _ Paz Armada

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online