PUBLICIDADE

Página Principal : Ciências Politicas


Gorbatchev e a Abertura do Leste Europeu



Mikhail Gorbatchev foi o principal renovador e transformista da politica soviética. Em 1985 com a abertura politica e economica chamada de glasnot e perestroika, o mundo viu o fim da União Soviética e do bloco socialista que a acompanhava desde o final da Segunda Guerra Mundial.
Aliada ao fim da Guerra Fria as reformas implantadas por Gorbatchev incentivaram a dissolução da União Soviética, e os países da chamada "Cortina de Ferro" que faziam parte do Pacto de Varsóvia tornaram-se orfãos desse regime.
A Polônia, Techecoslováquia, Hungria, Romênia e Bulgária sofreram profundas reformas politicas e sociais, sem falar nas ex-republicas que formavam a União Soviética. Esse movimento democrático que tomou conta da Europa Oriental, fez cair o muro de Berlim, erguido em 1961pelos comunistas para separar as duas Alemanhas. Com a Unificação a Alemanha Oriental desapareceu. A Tchecoslováquia se dividiu, nascedno em seu lugar a República Tcheca e a Eslováquia.A Iugoslávia também sentiu o peso do fim do regime, ela deflagou-se em 6 países independentes:Sérvia,Monte Negro,Croácia,Eslovênia, Bósnia-Hezergovia e Macedônia.
Hoje porém, essas nações que até meados dos anos 90 eram consideradas socialistas olham com outros olhos para o capitalismo da União Européia, alguns inclusive já fazem
parte, como por exemplo a Hungria,a Republica Tcheca,Letônia, Lituânia e Polônia.



Veja mais em: Ciências Politicas

Artigos Relacionados


- Mega Memória ? A Perestroika E A Reunificação Das Alemanhas
- Alemanha: A Reunificação
- Perestroika _ Novas Idéias Para O Meu País E O Mundo
- Guerra Fria
- Guerra Fria _ Paz Armada
- Fim Da Guerra Fria
- Glasnost E Perestroika

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online