PUBLICIDADE

Página Principal : Ciências Politicas


Educação Especial



O que é EDUCAÇÃO ESPECIAL?
Educação Especial é uma modalidade de ensino que visa promover o desenvolvimento das potencialidades de pessoas portadoras de necessidades especiais, condutas típicas ou altas habilidades, e que abrange os diferentes níveis e graus do sistema de ensino. Fundamenta-se em referenciais teóricos e práticos compatíveis com as necessidades específicas de seu alunado.
Quem é o PORTADOR de necessidades educacionais especiais?
É o educando que apresenta, em caráter permanente ou temporário, algum tipo de deficiência física, sensorial, cognitiva, múltipla, condutas típicas ou altas habilidades, necessitando por isso, de recursos especializados para desenvolver plenamente seu potencial e/ou superar ou minimizar suas dificuldades.
Quais os DIREITOS das crianças portadoras de necessidades educacionais especiais?
Aqueles com necessidades educacionais especiais devem ter acesso à escola regular, que deveria acomodá-los dentro de uma Pedagogia centrada na criança, capaz de satisfazer a tais necessidades.
Escolas regulares que possuam tal orientação inclusiva constituem os meios mais eficazes de combater atitudes discriminatórias criando-se comunidades acolhedoras, construindo uma sociedade inclusiva e alcançando educação para todos.
Como está a situação da EDUCAÇÃO INCLUSIVA no BRASIL?
No país inteiro vem acontecendo uma série de discussões a respeito do que seria a Inclusão e o Sistema de Ensino tentando se adaptar a essa nova realidade. A educação inclusiva embora tenha sido bandeira da educação especial, não implica somente em incluir o portador de deficiência no sistema regular de ensino. Diz respeito a um sistema educacional que dê respostas educacionais com qualidade ao conjunto das pessoas.
Os EDUCADORES estão preparados para receber os ALUNOS de inclusão?
A inclusão é um processo, e portanto precisa de tempo, de ações contínuas sendo realizada a longo prazo. A preparação e capacitação dos educadores deverá ser através de ações de políticas públicas, políticas educacionais, organizações de grupos de pessoas, ser de responsabilidade de cada cidadão.
Procurar ir se atualizando, aproximando-se desta realidade que é um fato mundial, visto que não será só na escola que isto está acontecendo como se fosse algo à parte, precisamos mudar este olhar ingênuo. Precisamos modificar nossos valores para incluir esses seres humanos, na nossa vida social, no nosso cotidiano.


Veja mais em: Ciências Politicas

Artigos Relacionados


- Uma Educação Amplamente Especial
- Artigo (parte Tcc Psicologia)
- Educação E A Sindrome De Down
- Diversidade Também Se Aprende Na Pré-escola
- Regovernar Com O Pesb
- InclusÃo: Um Guia Para Educadores
- O Despreparo Do Futuro Profº De Ed. Física Diante Das Pessoas Com Necessidades Educativas Especiais

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online