PUBLICIDADE

Página Principal : História


Como a Picaretagem Conquistou o mundo



Picaretagem exige picaretas. E quando os picaretas são nossos " líderes ", figuras proeminentes da classe A: políticos, escritores, religiosos? A picaretagem vira uma pirotecnia. Com seus seguidores, suas conseqüências desastrosas, pois são baseadas na ilusão, ou enganação. Esta é a síntese do livro, dentro do tema que Wheen fixa: " mostrar os valores do Iluminismo traído e como os " provedores de fantasia"se firmam como líderes, dominando os povos. Equívoco da modernidade ."
1979-2005. No prólogo, dois messias: Kholmeini (Irã), unindo governo e religião _ com o povo pedindo metralhadoras, que quer estabelecer um regime existente há 1.300 anos; e Margareth Thatcher ( Grã-Bretanha) _ governo em crise, escândalos políticos, ministro em relax agradável, em companhias femininas, e o país paralisado, com greves, estradas bloqueadas, escolas fechadas... Estes dois fatos servem de base para os fatos apresentados, com seus respectivos autores e as finais conseqüências nefastas para os países. E o relato dos fatos acontecidos, porque aconteceram, quem os fez acontecer, o ódio de alguns povos aos Estados Unidos, a ação contrastante de governos americanos, intelectuais obscuros que se destacaram sem serem refutados, as autocracias vencedoras, os verdadeiros motivos de um voto, diferentemente dos motivos de quem é votado.

Em seguida, introduz a pergunta de um jornal (1784): o que é Iluminismo? Atreve-te a saber, afirma Kant. E prossegue criticando a imaturidade da humanidade, resultado do desempenho de seus líderes-celebridades, como um minstro inglês, defendendo o Criacionismo e... um governo americano submetendo seu país ao jugo de carta astrológica. Modernidade e medievalismo, que tem seu ápice em 11/09, em New York.
Se por um lado estamos no século XXI, a insanidade ainda se impõe surpreendentemente. Afinal os adeptos da Nova Era e religiosos têm como lema: "a ignorância é uma bênção". E os fatos vão se avolumando, não só nos indivíduos, mas para comunidades inteiras e órgãos públicos. Governos são analisados, baseados na máxima: "partidos oposicionistas não vencem eleições, os governos as perdem". Thatcher, Kolmeini, Callaghan, Reagan, Nixon são as referências. Apresenta a revolução da feitiçaria, capítulo do dinheiro, poder, narcisismo, bajuladores, da falsa moral passada pelos personagens hollywoodianos, livros (A fogueira das vaidades), que fizeram a fama e fortuna de seus autores, que fixaram a união do misticismo com o enriquecimento _ só dos autores: "Os gurus riam quando iam ao banco". Velhas idéias em novos frascos se fizerem presentes na mídia, elaborando lista de títulos, baseada no pensamento positivo, fixando "chavões edificados", como os conceitos da sub-literatura de auto-ajuda, que entorpeciam, entorpecem a sociedade. Ironiza Deepack Chopra ( Corpo sem Idade, Mente sem fronteiras), que afirma que as pessoas envelhecem porque viram outras pessoas envelhecerem e morrerem. Tornou-se o guru de Demi Moore e de outros astros e políticos. Tudo contra o o Iluminismo. Descontrói atitudes de Al Gore, Clinton, atrizes, Lady Diana.
Numa análise primorosa, cita os efeitos nocivos de ideólogos, que fazem parte do prefixo PÓS, pós-modernismo, pós-feminismo ...bem como os adeptos da palavra FIM ( Fim da arte, Fim da História (Fukuyama), como também da obra Choque de Civilizações (Huntington).
E segue analisando os "mercados da demolição da realidade", entre eles os Descontrucionistas, apresentando-os como um disparate com uma finalidade_ desacreditar a ciência. Reagan, Bush e outros, cujo apoio se fixava na paralisia da razão.
Há que se acrescentar os catastrofistas, cujos assuntos, terremotos, livros sensacionalistas de terror ( o prazer é ter medo), superstições religiosas _ colocam os Estados Unidos no mesmo nível intelectual de Bangladesh, os mapas astrais, horóscopos, credos, tolices, poções mágicas, homeopatia _ o poder da água de lembrar!
Do mesmo modo, inclui o poder dos gurus (o casal Blair renasceu num banho de flores), a devoção à reflexologia, a terapias alternativas e óvnis!
Também fazem parte desse grupo, Hollywood, seitas, religiões, com suas imagens apocalípticas, até o surmento de anjos, cujo lema é "com Deus ao nosso lado",e a necessidade de vilões.
A partir de uma análise, inclui governos, caracterizados pela corrupção, aquisição de armas, desperdício nos gastos, gerada por nomes que sustentam interesses permanentes e no ataque generalizado contra o Iluminismo.
Considerando o fenômeno " globalização", baseado em fatos, números e lideranças, conclui que se avança para o passado _ China, Estados Unidos, Europa... definido pela mídia como o "toma-lá-dá-cá" das nações.
Os investimentos nas Bolsas de Valores são dissecados e seus prejuízos escancarados. E aí toda a picaretagem exercida por alguns gurus no aconselhamento na compra de ações e os grandes prejuízos sofridos pelos pequenos investidores. A frase "farinha pouca, meu pirão primeiro"
resume a história das ações , como as da Internet (célebre "bolha pontocom"), Enron, empresas de energia, de água, que iludiram durante anos o mercado de ações: "Acredito em Deus e acredito no livre mercado"( Kenneth Lay). Sempre apoiados pela propaganda da Mídia.
Quando a esquerda vira direita ( governo Blair...)e vice-versa, traduzidos numa terceira via ( que ninguém sabe definir), demonstra as contradições das ideologias antes de e depois de conquistarem o governo, mediante a prática de fingir que o antes não existia.
Finalizando, o tempo, a adversidade tornaram obsoletos muitos dos antigos preceitos thatcheristas e a fragilidade do islamismo atual, com um governo ditatorial e religioso, insistindo na lei de Deus _ "como alternativa à democracia?
As ações dos " provedores de fantasia " estão aí... e a " platéia" também!



Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- Evolução Administrativa _ Brasil Colônia
- Figuras De Estilo - Recursos Estilísticos (parte 1, De A A G)
- Sans-culottes
- Capitanias Hereditárias : Começa A Administração Do Brasil Colonial
- Deuses Greco - Romanos
- A Queda Da Bastilha
- Limbo

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online