PUBLICIDADE

Página Principal : Ciências Politicas


Geopolítica da Arábia Saudita (Entendendo Política e Política Internacional)



O foco principal deste capítulo são os temas intrínsecos às questões políticas do Estado saudita. No entanto, se faz necessário definir dois termos para melhor compreensão do conteúdo em questão, estes são: Política e Política Internacional.
O que é Política? Existem diversas acepções referentes à palavra Política, em seu sentido original, de acordo com a etimologia, o termo ?é derivado do grego antigo politéia, que indicava todos os procedimentos relativos à pólis? (Wikipédia, 2006), ou seja, ao Estado. Porém, cabe citar uma definição mais atual de Política:
No uso trivial, vago e às vezes um tanto pejorativo, política, como substantivo ou adjetivo, compreende as ações, comportamentos, intuitos, manobras, entendimentos e desentendimentos dos homens (os políticos) para conquistar o poder, ou uma parcela dele, ou um lugar nele (Wikipédia, 2006).
Além disso, Norberto Bobbio (p.954, 1995) reafirma esses caráter inerente de política e poder, e este, conforme citações feitas pelo autor referido em sua obra ?Dicionário Político?, é definido como ?consistente nos meios adequados à obtenção de qualquer vantagem? (HOBBES apud
BOBBIO, 1995), e nesse mesmo sentido como ?conjunto dos meios que permitem alcançar os efeitos desejados? (RUSSEL apud
BOBBIO, 1995).
Assim, as negociações internacionais definem-se como questões de interesses, onde dois ou mais sujeitos buscam, conforme Russel citado por Bobbio no parágrafo acima, ?alcançar os efeitos desejados? por suas partes.
Buscando mais significados para o termo Política, pode-se encontrar a seguinte explanação no site Wikipédia: ?Política denomina-se a orientação ou atitude de um governo em relação a certos assuntos e problemas de interesse público: política financeira, política educacional, política social, política do café, etc?. Nesse sentido se origina a política internacional, que de acordo com a Enciclopédia Barsa (p.397, 1986), ?designa as relações oficiais entre Estados?, no entanto, ?envolve não só aspectos políticos, como econômicos, legais e culturais, e podem ser oficiais ou privados?.
Para finalizar esta parte do capítulo, cabe citar a Enciclopédia Barsa novamente:
<...> a política internacional teria como objetivo supremo a aquisição do poder e os Estados teriam seu comportamento internacional regulado pelo princípio da acumulação do poder. Dentro dessa ordem de idéias, o poder é o meio de fazer amigos e intimidar inimigos. Por essa razão tornaram-se dominantes nos estudos atuais de política internacional os problemas do armamento, da diplomacia do poder, da economia do poder, do imperialismo regional e universal, das alianças, da balança de poder e da guerra (p.397, 1986).


Veja mais em: Ciências Politicas

Artigos Relacionados


- Que Coisa é A Política
- A Política
- Relações Materiais Do Ordenamento Jurídico Segundo Norberto Bobbio
- Politica
- O Estado, O Poder, O Socialismo
- A Política Em Cena E Os Interesses Fora De Cena
- Ciência Política

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online