PUBLICIDADE

Página Principal : Ciências Politicas


Geopolítica da Arábia Saudita (Formação Política e Territorial) (Parte I)



A região onde atualmente se situa a Arábia Saudita é conhecida pela grande produção de petróleo, que é o principal responsável pela situação econômica do país. No entanto, nem sempre foi assim. Essa parte do Oriente Médio, conforme as informações da enciclopédia on-line ?Wikipédia?, sempre teve dificuldades para desenvolver-se, pois ?exceto por algumas cidades e oásis significativos, o clima árido tem sido um obstáculo histórico ao estabelecimento de comunidades na Península Árabe?.
No ano de 620 da era atual o profeta Maomé funda o Islã e posteriormente as cidades árabes de Meca e Medina adquiriram grande importância religiosa, e dessa forma os responsáveis por esses territórios tornaram-se sujeitos influentes, até mesmo, além da península.
Passados alguns séculos, mais precisamente em 1744 surge o Estado saudita. Tal acontecimento se deve a uma união entre Muhammad bin Saud (chefe local) e Muhammad Abd Al-Wahhab (reformador do Islã), no intuito de constituir uma nova entidade política. Os períodos de sucessos e fracassos da família Saud oscilaram durante, aproximadamente, 150 anos, ao longo de batalhas pelo domínio da península, principalmente contra Egito, como o Império Otomano, mas também, com outras famílias da Arábia. Porém, o responsável pela fundação do Estado saudita moderno foi o Rei Abdul Aziz Al-Saud, que em 1932 unificou as regiões de Hijaz e Nejd para a formação do Reino da Arábia Saudita. Mas o grande marco na história desse país foi a descoberta de petróleo no dia 3 de Março de 1938 (Wikipédia).
Na década de 1920, houve o estabelecimento das fronteiras com a Jordânia, o Iraque, e o Kuwait, através da celebração de tratados, onde foram instituídas duas ?zonas neutras? ? uma com o Estado iraquiano e outra com o Kuwait. Em 1971, a área correspondente à Arábia Saudita e Kuwait tinha um processo de exploração petrolífera partilhado de maneira igualitária entre os dois países. A mesma cooperação não houve entre a nação saudita e o Estado iraquiano, as negociações referentes a esse processo chegaram a um termo em 1981, e foram encerradas em 1983. Alguns conflitos que se localizavam ao sul do país, na fronteira com o Iêmen, chegaram ao seu fim devido ao estabelecimento do tratado de Taif<1> em 1934. Em junho de 2000, um tratado adicional foi assinado, cujo fim é delimitar as regiões fronteiriças com Iêmen.
Já a fronteira com Emirados Árabes Unidos foi definida apenas parcialmente, fruto de um acordo feito entre os países em 1974. A situação saudita em relação ao Qatar foi resolvida em 2001. No entanto, a questão fronteiriça com Oman ainda está em aberto.
Em 1953, falece o Rei Abdul Aziz, e seu filho Saud assume o comando do país, reinando durante 11 anos. Com abdicação de Saud em 1964, seu meio-irmão e até então Ministro do Exterior, Faisal, assume o cargo de maior autoridade do país. No período que compreende 1958 a 1964, houve algumas oscilações no reinado saudita, decorrentes principalmente de problemas fiscais; Faisal chegou a conduzir o país, com o consentimento de Saud, durante parte dessa fase. Faisal destacou-se quando em 1962 promovia programas que enfatizavam o desenvolvimento econômico nacional. Finalmente, foi proclamado Rei pelos poderes religiosos e pela família real em 1964, e também continuou exercendo o papel de Primeiro Ministro (idem
).

<1> O Tratado ou ?Acordo de Taif é a designação comum para um documento de nome oficial Carta Nacional de Reconciliação, aprovado em 22/10/1989 na cidade de Taif, Arábia Saudita, cujo objetivo foi acabar com a guerra civil no Líbano, que se desenrolava desde 1975? (WIKIPEDIA, 2006).


Veja mais em: Ciências Politicas

Artigos Relacionados


- Relações Internacionais Da Arábia Saudita
- Zonas De Tensão Externa Da Arábia Saudita
- Geopolítica Da Arábia Saudita (introdução)
- Cenário Arábe-saudita Pós-guerra Fria
- Relaçõs Políticas Entre Brasil E Arábia Saudita
- Oriente Médio
- Quem é Osama Bin Laden?

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online