PUBLICIDADE

Página Principal : Ciências Politicas


Geopolítica da Arábia Saudita (Formação Política e Territorial) (Parte II)



Após 11 anos de reinado, o Rei Faisal é assassinado por um sobrinho em 1975 ? este não teve um destino muito melhor que do que o Rei morto: após algumas investigações rigorosas, ele foi declarado único culpado pela morte do rei e foi executado. Khalid, meio-irmão de Faisal, o sucedeu e o Príncipe Fahd, meio-irmão de ambos, assumiu o posto de Príncipe Herdeiro e Principal Primeiro Ministro. No processo de condução da Arábia Saudita o Rei Khalid fez de seu meio-irmão e herdeiro do reinado supervisor de vários assuntos internacionais e domésticos do país. O reinado de Khalid deu continuidade ao processo de desenvolvimento econômico do país, conquistando um espaço importante na economia e política internacional.
Em junho de 1982 o Rei Khalid veio a falecer e Fahd assume o posto de rei e primeiro ministro. Naturalmente, alguém deveria ser nomeado príncipe herdeiro, o escolhido foi o meio-irmão e Comandante da Guarda Nacional Saudita, Príncipe Abdullah. A condução do país saudita por Fahd foi marcada pela baixa no preço do petróleo, no entanto tal fato deve-se ao cenário econômico mundial da época. Além disso, o Estado saudita auxiliou a economia iraquiana assolada pela guerra contra o Irã e também apoiou a navegação neutra no Golfo durante o conturbado período da guerra Irã-Iraque. Outro fato que não deve ser omitido é o papel fundamental do rei saudita no processo de negociação que levou ao cessar-fogo em Agosto de 1988 entre Irã e Iraque, assim como na promoção do desenvolvimento regional, participando efetivamente na organização e fortalecimento do Conselho de Cooperação do Golfo (WIKIPEDIA, 2006).
No período que antecedeu e durante a Guerra do Golfo, o Rei Fahd atuou de forma crucial, pois asilou a família real kuwaitiana e milhares de refugiados (aprox. 400.000), e aceitou que tropas árabes e até mesmo ocidentais se instalassem em seu território a fim de libertar o Kuwait. Devido a sua grande influência no mundo islâmico, pois o rei é o Guardião das Duas Mesquitas Sagradas, Fahd usou de sua influência para convencer outros países árabes e islâmicos a participarem da coalizão (idem
).
Em novembro de 1995, o Rei Fahd sofreu um enfarto. A partir de 1997, a condução de muitas atividades rotineiras do governo foi sendo exercida pelo Príncipe Herdeiro Abdullah.
Em agosto de 2005, falece o Rei Fahd e Abdullah o sucede oficialmente.
Finalmente, se faz necessário analisar a atual situação geopolítica da Arábia Saudita, assim cabe citar Rui Namorado Rosa, que menciona o país saudita em seu artigo ?O Iraque no centro do Mundo: o Médio Oriente sob ataque
?, onde ele explica:
A Arábia Saudita, com o seu enorme território (2.260 mil km2), desempenha um papel central na geopolítica do Médio Oriente, pela sua posição geográfica na articulação de continentes e mares, pelos seus recursos petrolíferos (os maiores do mundo) e pela sua íntima relação econômica e política com os EUA. Entretanto, conforme explicita o site Wikipédia ?uma população crescente, a exaustão dos recursos hídricos, e uma economia dependente da exportação e do preço do petróleo são as principais preocupações do governo?.


Veja mais em: Ciências Politicas

Artigos Relacionados


- Geopolítica Da Arábia Saudita (formação Política E Territorial) (parte I)
- Zonas De Tensão Externa Da Arábia Saudita
- Cenário Arábe-saudita Pós-guerra Fria
- Geopolítica Da Arábia Saudita (introdução)
- Religião, História E Geopolítica ? O Oriente Médio
- Relaçõs Políticas Entre Brasil E Arábia Saudita
- Quem é Osama Bin Laden?

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online