PUBLICIDADE

Página Principal : Ciências Politicas


O Passado Presente na Literatura Angolana



A literatura em Angola nasceu antes do país 1975, a escrita angolana se construiu a partir da negação contra o complexo sistema de contradições da sociedade colonizada. Mas o projeto de uma ficção que conferisse ao homem africano o estatuto de soberania surge em 1950.  Depois de passado a alegria dos primeiros anos da independência e depois do fracasso da experiência socialista e de guerras civis devastadoras, acontece às injustiças do presente.  Tanto, porque, não havia competência para levar adiante a independência com certa modernidade.

     A literatura de Angola muitas vezes traz muito realismo em suas imagem do preconceito, da dor causada pelos castigos corporais, do sofrimento pela morte dos entes queridos, da exclusão social. Porém, essas imagens, são revestidas pela beleza que freqüentemente nos passam as grandes obras artísticas.  Era uma forma que os angolanos mostravam que estavam adaptados aos valores da cultura e da civilização, sendo capazes de agir de uma forma mais civilizada e coerente com os valores sociais que era dos próprios colonizadores.

      A palavra literária desempenhou em Angola um importante papel na superação do estatuto de colônia. Presente nas campanhas libertadoras foi responsável por ecoar o grito de liberdade de uma nação por muito tempo silenciado, mas nunca esquecido. O angolano vive, por algum tempo, entre duas realidades, a sociedade colonial européia e a sociedade africana; os seus escritos são, por isso, os resultados dessa tensão existente entre os dois mundos, um com escritos na nascente da realidade dialética, o outro com traços de ruptura.      Assim, com essa conturbada duplicidade, o escritor africano, à medida que se vai conscientizando, vai recorrendo aos seus ancestrais, à infância, em busca do eu, da sua geração, de maneira harmoniosa, na pátria mãe, Angola - África.



Veja mais em: Ciências Politicas

Artigos Relacionados


- Os Alemães !... E Os Portugueses ?!...
- Curiosidades - África - Da Descolonização à Independência
- Economia D´angola
- As Cidades Perdidas Da África
- Corpo E Marca Publicitária Na Sociedade Das Imagens
- O Que é Literatura
- Quinhetismo

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online