PUBLICIDADE

Página Principal : Ciências Politicas


O HAITI E A NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO



"A tragédia do homem é o que morre dentro dele enquanto ele ainda está vivo." (Albert Schweitzer)



Há aproximadamente 7000 a.C. os primeiros seres humanos chegaram na ilha. Ela foi chamada de Quisqueya pelos índios aruaques e caraíbas. Aos cinco dias de dezembro de mil quatrocentos e noventa e dois, Cristóvão Colombo batizou a ilha de Hispaniola. O Haiti ocupa um terço dessa ilha localizada no mar do Caribe.

Haiti significa terra da montanha (Ayti) e dos seus 8 milhões de habitantes, 80% encontra-se abaixo da linha da pobreza e 47% da população é analfabeta. 80% da população haitiana vive com apenas 1,5 euros por dia! A favela da Rocinha tem uma renda per capita maior que o Haiti.

Apenas 26,4% da população do Haiti têm acesso a serviços de esgoto. A taxa de mortalidade infantil é de 80,3 por mil. A população sofre com doenças decorrentes do precário saneamento básico: diarréias, cólera, dengue, hepatite A, leptospirose e esquistossomose.

O Haiti é o país mais pobre das Américas, tão miserável quanto o Afeganistão e Timor Leste. Economia destroçada que se contrapõe ao passado, quando graças ao então seu solo fértil ele produzia o melhor açúcar do mundo, competindo na Europa com o Brasil, isto foi no século XVIII, sob colonização francesa.

Hoje, a maior parte dos solos do Haiti está erodida pela inescrupulosa atividade carvoeira e impera o caos administrativo, social e político. O país importa quase toda a comida que consome, destruiu quase todas as terras férteis, restam apenas 2 por cento das florestas originais.

De 1964 até 1986 o povo viveu sob a brutal e sanguinária ditadura de Papa Doc e seu filho Baby Doc, apelidos gentis que não se reportam ao cruel estado de sítio que impuseram à sofrida população, Baby foi pior que o pai.

No século XX o Haiti teve 20 governantes, 16 destes foram assinados! Desde 2004 uma força de paz formada por cerda 7 mil soldados atuam no país na insólita tentativa de restabelecer a ordem social.

Argentina, Benin, Bolívia, Brasil, Canadá, Chade,Chile, Croácia, França, Jordânia, Nepal, Paraguai, Peru, Portugal, Turquia e Uruguai, forneceram soldados para compor a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti, pois esse miserável país das Antilhas é considerado uma ameaça a paz internacional...

O Haiti tem a maior incidência de AIDS fora da África: 300.000 morreram de AIDS; a epidemia gerou 160.000 órfãos e mais que 300.000 haitianos são portadores do HIV. A expectativa de vida de um haitiano não passa de 55 anos!

Em 2008, cerca de mil pessoas morreram e 800 mil ficaram desalojadas devido à passagem do furacão Gustav, as tempestades tropicais Hanna e Fay que causaram prejuízos de mil milhões de dólares ? o PIB do Haiti caiu 4 por cento!

Como se não bastassem o passado brutal de colonização, ditaduras e revoluções, o caos social e político; a devastação ambiental e a AIDS, as recentes tempestades e furacões, em 12 de janeiro de 2010, o Haiti foi devastado por um terremoto de 7 graus na escala Richter causando mais de 100 mil mortos, destruindo hospitais e escolas.

Se até aqui você não chorou é porque seu coração é de pedra!

A História do Haiti é uma triste lição de como se destrói uma nação: colonialismo e exploração econômica; ditaduras e revoluções, destruição dos solos férteis pela monocultura e carvão; falta de saneamento básico e catástrofes naturais; caos social e sistema educacional falido.

O que mais poderá acontecer de ruim aos haitianos?

Eles têm como padroeira a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, aliás, padroeira bem escolhida!

Eu rogo para que a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro não esteja dormindo...

Fontes Consultadas: Bireme/FAPESP, www.care.org.br e www.indexmundi.com


Contato para cursos: [email protected]



Veja mais em: Ciências Politicas

Artigos Relacionados


- Terremoto No Haiti: Ação Da Mãe Natureza Ou De Deus
- Haiti, Desintegração E Miséria
- República Dominicana
- América Central ? População E Economia
- América Central
- América Latina ? Um Barril De Pólvora
- Conselho De Segurança Da Onu

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online