PUBLICIDADE

Página Principal : Sociologia


A Ciranda e a Literatura.



A ciranda é um complexo folclórico composto de um aglomerado de cantigas de roda, de um enredo e de personagens que são os próprios brincantes. Pesquisá-la é interessante para mapear o folclore amazonense e entender as relações dessa dança com a literatura.
Foi feita a leitura de livros relacionados à cultura e ao folclore; realização de entrevista com os organizadores das Cirandas do bairro Parque Dez da cidade de Manaus, e foram passados questionários com seus integrantes, além da observação de ensaios da Ciranda.

Os ensaios são realizados em quadras, e no Festival Folclórico do Amazonas, os personagens e seus respectivos passos são determinados e obrigatórios para todas as cirandas. São três as categorias: AGFAM, AGFM e LIGFM; as respectivas campeãs competem entre si na chamada Supercategoria. As roupas são muito bem feitas e luxuosas.
Encarar a Ciranda como folclore não é uma atitude equivocada, e as cirandas dos bairros da cidade de Manaus conservam a maneira primitiva exigida pelas manifestações folclóricas.
A ciranda do Parque Dez participa ativamente do resgate da identidade do povo do Amazonas, e da mesma forma é uma fonte de renda alternativa para que pessoas possam aumentar seus rendimentos. Manaus pode ser considerada a capital das cirandas.
A relação da ciranda com a literatura é inegável já que a dança possui enredo; o personagem Carão possui semelhanças com o Lobo Mau e com bruxas de outros contos infantis, e o caçador pode ser encarado como o herói; Seu Manelinho é um viajante, o que nos remete à primeira das funções do livro de Propp; Constância, que é a garota mais cortejada, tem a função da princesa, assim como o Galo bonito pode fazer o papel do príncipe.
Através dos símbolos, os motivos da Ciranda ganham significado:a dança, o círculo, viagem (Seu Manelinho), peixe, criança (Cupido), galo, arco e flecha, caça e Carão.


Veja mais em: Sociologia

Artigos Relacionados


- Poupança
- Manoel Santiago
- Folclore Brasileiro
- ...5, 6, 7, ?... Do Oito Ao Infinito
- O Direito à Literatura E Outros Ensaios
- Lula 2012 E Reforma PolÍtica JÁ (parte I)
- Dois Corações E Quatro Segredos Com Denil

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online