PUBLICIDADE

Página Principal : Sociologia


Sérgio Buarque de Holanda



Sérgio Buarque de Holanda nascido em São Paulo em 1902, faleceu aos oitenta anos e integrou a chamada geração de 30, que contou ainda com nomes como Caio Prado Jr e Gilberto Freyre, todos na tentativa de buscar elementos que definam a formação da sociedade brasileira contemporânea.Esses autores e suas respectivas obras de destaque (Formação do Brasil contemporâneo, e Casa-grande e senzala) dialogaram entre si na busca de uma análise da sociedade brasileira. Participou do movimento Modernista de 22, tendo sido nomeado por Mário e Oswald de Andrade representante da revista Klaxon no Rio de Janeiro.
Viajou para a Europa, em 1929, como correspondente dos Diários Associados e fixou residência em Berlim, onde entrou em contato com a obra de Max Weber e assistiu aos seminários de Friedrich Meinecke.
Em 1957, recebeu o prêmio Edgard Cavalheiro do Instituto Nacional do Livro pela publicação de Caminhos e Fronteiras. Conquistou em concurso publico feito em 1958, a cadeira de História da Civilização Brasileira na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, com a tese Visão do Paraíso - os motivos edênicos no descobrimento e na colonização do Brasil.
Foi o primeiro diretor do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), eleito em 1962. De 1963 a 1967, viajou como professor-visitante para as universidades do Chile e dos Estados Unidos e participou de missões culturais pela Unesco no Peru e na Costa Rica.
Sérgio Buarque de Holanda morreu em São Paulo, a 24 de abril de 1982.Entre suas obras mais famosas estão: Raízes do Brasil (1936), Cobra de Vidro (1944), Caminhos e Fronteiras (1957) e Visão do Paraíso (1959). Sérgio Buarque de Holanda escreveu regulamente para a Folha de São Paulo entre 1950 e 1953.


Veja mais em: Sociologia

Artigos Relacionados


- Gilberto Freyre, Sérgio Buarque De Holanda, Caio Prado Jr. E A Historigrafia Brasileira - Parte I
- Fernando De Azevedo (importante Educador Brasileiro)
- Macunaíma, Mário De Andrade E A Construção Da Cultura Brasileira
- Biografia De Miguel Reale
- Sylvio Pinto
- Os Saltimbancos Com O Ator Denil Cezar
- Assis Chateaubriand - Aula 1

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online