PUBLICIDADE

Página Principal : Sociologia


A noção de Illusio na obra de Pierre Bourdieu



A noção de Illusio é parte integrante de muitos dos trabalhos do eminente sociólogo francês Pierre Bourdieu. Complementar aos conceitos de habitus e campo, tal noção permite entender um pouco melhor a(s) lógica(s) do mundo social.
A Illusio é uma expressão latina que traduzida grosseiramente significa " sentido do jogo". No caso da obra de Bourdieu, por jogo se entende todo tipo de relação social entre os agentes, sejam eles grupos ou estruturas sociais. A illusio é em grande parte dos casos o próprio interesse que os participantes de um campo (sempre concorrencial) tem nas disputas internas a este. A illusio é o conhecimento prático (e não propriamente racional) que permite ao sujeito mobilizar as ações organizadas em seu habitus instantâneamente. Um exemplo grosseiro (porém bastante útil) disto pode ser visto quando falamos de uma partida de futebol e temos a illusio como o conhecimento das regras deste esporte. Neste sentido, o que faz com que o jogado mobilize suas competências esportivas (organizadas sob a forma de seu habitus em ação na partida) para ir correndo em direção ao gol e cabecear é justamente este conhecimento incorporado das regras do futebol (que faz por exemplo com que tente manejar a bola com a cabeça e não com as mãos).
É devido a isto que pessoas não familiarizadas com um determinado campo não assimilam de pronto a lógica de outro campo, pois lhes falta a exposição a este campo necessária para adquirirem o sentido do jogo deste campo (ou, a illusio, como diria Bourdieu). Exemplo disto está em todos os que, acostumado com as disputas a respeito do mundo dos negócios não conseguem compreender a lógica que faz com que um atleta dedique anos de sua vida em um preparo corporal que lhes retira da participação social e ao mesmo tempo lhes veta a possibilidade de obter grandes ganhos materiais.
Compreendendo a illusio como o sentido dos jogos sociais podemos avançar em muito na compreensão das relações entre habitus, campo e sujeito na teoria social de Pierre Bourdieu.


Veja mais em: Sociologia

Artigos Relacionados


- A Reprodução
- Sobre A Sociologia Educacional De Pierre Bourdieu - 2: O Papel Da Escola Na Sociedade
- A Noção De Campo De Pierre Bourdieu
- O Poder Simbólico - 1ª Parte
- O Capital Social: Notas Provisórias
- O Poder Simbólico
- LiÇÕes Da Aula

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online