PUBLICIDADE

Página Principal : Sociologia


Indíos, Indígenas - No Brasil atual



Índios, Indígenas

Ao longo de cinco séculos a população brasileira foi se construindo através de vários grupos étnicos, dentre os quais encontra-se o indígena ainda hoje.

?<...> Percebe-se que a identificação ou a diferenciação entre vários modos de vida social depende sempre da situação. Se olharmos para suas particularidades, dois grupos indígenas como os Yanomamis e os Guaranis nos parecerão bem diferentes. No entanto, quando os comparamos com os moradores das vilas e cidades não índias, alguns traços semelhantes destes grupos irão se destacar. É a partir deste contraste mais amplo com os ?brancos?, que diferentes etnias vêm assumindo esta identidade genérica ?índios?, reconhecendo que têm muitas coisas em comum, <...>?.<1>

Os índios ou indígenas como são chamados atualmente, não gostam muito desses termos, pois eles se autodenominam por nomes de suas tribos. Mas embora cada tribo ou aldeia tenha características muitas vezes diversas uma da outra, não existem outros termos que possam melhor qualifica-los dentro de um mesmo grupo para reivindicarem seus direitos.

Existem várias sociedades indígenas com línguas distintas, cultura, valores, mitos, etc...Contudo, também há uma grande variedade no contato com os índios, que vai desde os mais isolados (onde a aproximação é rara) até aos ?integrados? (que ?convivem? com o resto da sociedade e já se exprimem em português).

Com o passar dos anos a sociedade indígena vem sofrendo um tipo de extermínio que tem acabado com a sua cultura, costumes, hábitos e crenças. Para este tipo de ataque foi dado o nome de etnocídio.

?Etnocídio refere-se não apenas à destruição física, mas, principalmente, à destruição da cultura de um povo, do seu modo de vida, dos seus hábitos, das suas crenças, da sua língua, da sua tecnologia, dos seus costumes. Isso se manifesta principalmente no fato de não se aceitar o índio como tal, constrangendo-o a transformar-se em brasileiro <...>?.<2>

Hoje em dia pode-se constatar que o mais importante para estes indígenas é a preservação da sua cultura e origem, pois os mesmos pretendem continuar pertencendo a um grupo específico com seus próprios costumes e tradições.

<1> TASSINARI, Antonella M. I. Sociedades Indígenas. In: SILVA, Aracy Lopes et al. A temática indígena na escola. Brasília, MEC/Mari/Unesco, 1995.

<2> VESENTINI, José William. Sociedade e Espaço ? Pág: 171, Editora Ática ? 2004.


Veja mais em: Sociologia

Artigos Relacionados


- Dos Índios. In: Curso De Direito Constitucional Positivo
- Aculturação Indigena
- O Povo Brasileiro
- Indio E Computador
- Casa-grande & Senzala
- O Índio No Brasil
- ?peguei Um Copo De água E Joguei Nele Porque Não Tinha Flecha?

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online