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 Direito e sociedade brasileira
 
 
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 Pensamento   Social   Brasileiro: A
 sociedade brasileira nasceu sob o signo das fórmulas, onde tudo que havia sido
 construído ou que foi encontrado nos trópicos deveria dar lugar a crença mágica
 do poder das idéias que floresciam no velho mundo ibérico.
 
 Mergulhar na compreensão
 do povo brasileiro exige, portanto, o afastamento parcial ou total dos esquemas
 eurocêntricos que sempre têm as fórmulas prontas para explicar a Ibero-América.
 Vê-se, então, que esquema como o marxista aceito, sem grandes reparos no mundo
 europeu e no anglo-saxão não encontra lógica na explicação da nossa realidade.
 Exemplo como esse não dão conta da nossa realidade, em que o saber erudito é
 tantas vezes espúrio, e o suposto ?não-saber popular? consegue, constantemente,
 alcançar atitudes críticas que mobilizam consciências que produzem movimentos
 de profundos de reestruturação social.
 
 Nesse   sentido, ensina,
 Darcy Ribeiro<1> que no
 Brasil ?não havendo burguesias progressistas disputando com aristocracias
 feudais, nem proletariados ungidos por irresistíveis propensões
 revolucionárias, mas havendo lutas de classe, existiram blocos antagonistas
 embuçados a identificar e caracterizar?. O mesmo mestre adverte que falar de
 liberais, conservadores, radicais ou de democracia e liberalismo e até
 revolução social e política pode ter sentido em outros contextos   sociais; no
 caso brasileiro não significa nada, tal a ambigüidade com que esses conceitos
 se aplicam aos agentes mais diferentes e às orientações mais desconexas.Somente uma
 nova proposta de esquemas das classes sociais e dos desempenhos políticos, como
 desenvolvida por Darcy Ribeiro, em ?O dilema da América Latina?, que situa
 esses valores ?debaixo da pressão hegemônica norte-americana em que existimos,
 sem nos ser, para sermos o que lhes convém a eles?.
 
 Dentro desse raciocínio vale jogar pequenas células de
 esclarecimento na construção de uma das facetas da burocracia nacional, qual
 seja o Direito, e, tentar afastar a idéia de que problema como esse são
 resolvidos tecnicamente, portanto, tornam-se inapropriados à discussão pública,
 posto que ?a ideologia tenta substituir as considerações morais por construções
 científicas que justifiquem um regime tecnocrático de administração da crise,
 impedir a compreensão da estrutura social e, ao contrário das ideologias
 anteriores, desencorajar a espera de uma ?boa vida? prometida e alcançável?
 (cf. MORSE, Richard M. Trad. Neves, Paulo. O Espelho do Próspero. Companhia das
 Letras, SP, 1995, pág. 151)
 
 <1> in Povo
 Brasileiro, Companhia das Letras, SP, 2.ed. 1995, p.15
 
 Veja mais em: Sociologia
 
 
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