PUBLICIDADE

Página Principal : História


Formação Econômica do Brasil - capítulo 01



A expansão da Europa promoveu a ocupação das terras americanas, a qual foi uma conseqüência do crescimento do seu comércio externo (Século. XI). A busca por novos mercados teve início quando os europeus passaram a lidar, a partir do Século. XV, com as invasões turcas. Os turcos impediam o abastecimento de suas manufaturas nas linhas orientais.
A Europa e Portugal obtiveram os primeiros frutos da expansão através da exploração do ouro mexicano e do antiplano andino. O surgimento do ouro aguçou o interesse das demais nações européias pelas terras mexicanas, ou seja, suscitou a ambição, principalmente, da Holanda, França e Inglaterra, de forma que a batalha pela ocupação das novas terras se tornou inadiável.
O interesse espanhol passou então do campo comercial para o campo político. De fato, a fim de resistir às pressões de suas rivais, Espanha e Portugal trataram de ocupar o território americano, em especial, o brasileiro. Essa pressão se dava porque as outras nações européias concordavam que Espanha e Portugal só teriam direito as terras que efetivamente ocupassem.
O interesse no Brasil não foi por acaso. O fato é que os franceses intencionavam realizar colônias de povoamento nas terras brasileiras objetivando tomar posse do ouro lá existente. Sem as colônias de povoamento não havia como abastecer e defender as novas terras. Desta forma, os primeiros séculos da história americana baseiam-se na disputa das nações européias pelas terras que não apresentavam, ainda, utilização econômica. Portanto, cada Nação passaria a realizar um esforço para ocupá-las de forma permanente.
Portugal, receosa de perder seu quinhão para os franceses, tratou logo de defendê-lo. Para isso, começou a explorar as terras agrícolas brasileiras. Essa exploração visava angariar recursos tanto para defender as terras quanto para baratear os custos decorrentes da extração aurífera, principal prioridade portuguesa naquele momento. Independente dos motivos portugueses, o fato é que a implantação da empresa colonial agrícola foi o primeiro passo para o desenvolvimento de atividades produtivas na região.


Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- O Imperialismo Do Século Xix .
- Formação Econômica Do Brasil
- Quem Ficou Com O Nosso Ouro?
- A Colonização Brasileira
- Capítulo 7 ? Encerramento Da Etapa Colonial (século Xvii E Xviii)
- Colonização Da América
- Análise Crítica Da Carta De Pero Vaz De Caminha

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online