PUBLICIDADE

Página Principal : Sociologia


O poder simbólico - 1ª parte



No livro de Pierre Bourdieu ?O poder simbólico? se referencia a algumas postulações que intermediam o debate acadêmico das ciências humanas como a questão de habitus e de campo, o poder simbólico, a objetividade, o objeto em construção pelo pesquisador.
No primeiro capítulo o autor constrói um arcabouço para a explicação do que seja o poder simbólico, a qual frisa que ?é esse poder invísivel que só pode ser exercido com a cumplicidade daqueles que não querem saber que lhe estão sujeitos ou mesmo que o exercem?.(Bourdieu, 1998, p.08)
Uma ressalva que o autor implicita é que Durkheim utilizou-se da tradição de Kant para justificar as suas premissas das formas simbólicas, a qual transforma-se de formas simbólicas universais em arbitrárias, quer dizer, relacionada a um grupo particular.
Numa argumentação de Durkheim sobre o poder simbólico diz que é o sentido imediato do mundo e sintetiza como um poder na construção da realidade. Na tradição marxista as produções simbólicas são associadas aos interesses da classe dominante sendo a ideologia uma lógica para os interesses particulares apresentados como universais. O campo de produção simbólica é um microcosmos da luta simbólica entre as classes remete o autor.
O autor define o poder simbólico num sentido de relação determinada entre os que exercem o poder e os que lhe estão sujeitos, quer dizer, isto é, na própria estrutura do campo em que se produz e se reproduz a crença(Bourdieu, pg. 14-15). E ainda diz que o poder simbólico é uma forma transformada, ou seja, legitimada de outras formas de poder.


Veja mais em: Sociologia

Artigos Relacionados


- O Poder SimbÓlico
- A Reprodução
- O Poder Simbólico
- LiÇÕes Da Aula
- Sobre A Sociologia Educacional De Pierre Bourdieu - : Primeiros Conceitos
- Alfabetização E Letramento
- A Noção De Illusio Na Obra De Pierre Bourdieu

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online