|     |  | 
        
        
          | 
 
              
              
                | 
                    
                    
                      | Página Principal : História 
 
 Formação Econômica do Brasil
 
 
 Publicidade
 
 
 
 O   produto agrícola escolhido pela   empresa agrícola a ser implantada no Brasil foi o açúcar, tendo em vista que Portugal já conhecia bem as técnicas e os equipamentos necessários para a sua produção, pois já havia cultivado o açúcar nas Ilhas do Atlântico há algumas dezenas de anos. Esse é um ponto importante para o êxito da empresa naquele período. Adicionando a esse fato, a produção açucareira no Brasil também ajudou a fomentar o desenvolvimento industrial, em Portugal, com a produção de tais equipamentos, revertendo em mais lucros para a metrópole.
 
 Portugal produzia, mas enfrentava dois problemas: onde colocar o produto e como encontrar mão de obra para dar andamento à produção? O primeiro problema foi resolvido da seguinte forma: inicialmente, a produção açucareira era escoada para o mercado das Ilhas do Atlântico, antes monopolizados pelos italianos. No entanto, com o aumento da oferta do produto que acabou por causar uma crise de superprodução e redução de preços, fez com que Portugal começasse a encaminhar seus produtos para outros mercados: Flandes, Veneza, Gênova, Chios e Inglaterra. Portanto, a produção era  realizada por Portugal, porém a distribuição era realizada pelos flamengos (  holandeses, franceses e bélgicos) que o refinavam e distribuíam-no.
 De fato, Apenas os Holandeses, especializados no comércio intra-europeu, tinham como criar um mercado de grandes dimensões. Foram, pois, eles quem enxergaram a viabilidade do açúcar brasileiro, passando então a financiar a expansão da produção, o refino e a comercialização do produto, bem como as instalações e a importação de mão de obra escrava. Desse modo, o problema da força de trabalho foi resolvido com a vinda da mão de obra escrava da África.
 
 A empresa: Produção ? refino ? distribuição
 
 1.      Mão de obra: tráfico de escravos pelos   portugueses
 2.      Experiência técnica: portugueses
 3.      Poder financeiro e capacidade comercial: holandeses
 4.      Condições de trabalho: holandeses.
 
 Como eram as condições de trabalho? Terríveis. Só pagando elevados salários, o que inviabilizaria a produção.
 
 Portugal produzia açúcar para conseguir ficar nas terras americanas, porém seu objetivo era encontrar ouro. Se não houvesse a empresa açucareira, os portugueses não teriam continuado nas terras americanas.
 
 Veja mais em: História
 
 
 Artigos Relacionados- Base Da Economia Colonial No Brasil
 - O Ciclo Do Açúcar - Parte I
 - Capítulo 7 ? Encerramento Da Etapa Colonial (século Xvii E Xviii)
 - Formação Economica Do Brasil Cap Xx
 - Portugal E Brasil Na Crise Do Antigo Sistema Colonial (1777-1808)
 - O Sistema Just In Time E Kanban.
 - Cap 8 -  CapitalizaÇÃo E NÍvel De Renda Na ColÔnia AÇucareira
 
 
 
 |   |  |  |  |