PUBLICIDADE

Página Principal : Sociologia


EDUCANDO PARA A PAZ





2097
Na mão da criança um lápis. Não uma arma.

Projeto Educando Para a Paz


ESCOLA DA CIDADANIA


Presbítero JC Pereira


?A inclusão digital como fator de Desenvolvimento Econômico, Social e Humano


Não podemos falar, em Inclusão Social, se mantermos, principalmente a população carente, sem acesso ao mundo da informática, também chamado de digital.


Neste mundo moderno, com a Tecnologia da Informática ? TI ? dominando o ser humano em todas as instâncias de sua vida, necessário se faz, promover o acesso da população carente, ao mundo da Informática.


E, para que esta inclusão digital ocorra, somente com a participação da Sociedade Civil, do Terceiro Setor, é que poderemos vencer a batalha, rumo a Democratização da Informática, fazendo da Inclusão Digital, o ponto de apoio principal, na gestão de ações sociais, na luta de todos nós, contra o analfabetismo, a fome, a miséria, a dependência química e alcoólica, a discriminação, seja ela de que tipo for.


A ESCOLA DA CIDADANIA DO PROJETO EDUCANDO PARA A PAZ


A Escola da Cidadania, do Projeto Educando Para a Paz, foi idealizada por José Carlos Pereira, no ano de 2002, quando notou que, segundo estatísticas, 147.600.000 de brasileiros, estão excluídos do acesso a ao mundo da informática.


Atento aos problemas que a exclusão Social provoca na vida das pessoas de baixa renda, resolveu enfrentar a exclusão Digital de frente, criando o Projeto Educando Para a Paz voltada para crianças, desde os 7 anos de idade até à Terceira Idade.A ECI do Projeto Educando Para a Paz.


UMA ESCOLA DE INCLUSÃO SOCIAL


A ECI proposta pelo Projeto Educando Para a Paz, é uma Escola de Inclusão Social, pois visa única e exclusivamente, o atendimento da população carente que vive na periferia e são de baixa renda, e estão em área de risco. A ECI não tem fins lucrativos fins lucrativos, não visa comecialidade, mas sim beneficência em seus objetivos sociais, para o desenvolvimento econômico, social e humano.


Com quatro máquinas, é possível dar o inicio das aulas da primeira turma do Curso Introdução à Informática e MS Word, com aulas das 07:00 às 18:00 horas, e neste período, com 10 alunos por computador, perfazendo um total de 40 alunos dia, com aulas num intervalo de uma hora, tere 240 alunos por semana, que estarão sendo educados para a Paz.


O ALVO É QUINZE COMPUTADORES.


O objetivo final, do Projeto Educando Para a Paz, é chegar a capacidade instalada de 15 máquinas, com 150 alunos dia, e uma turma de 900 alunos mês. Para que isto seja possível, estamos gestionando junto às Fundações, ONG?s e demais ativistas do Terceiro Setor, doações de Computadores, 386, 486, 586 e outros com melhor capacidade de processamento, a fim de que possamos atingir nosso alvo. A Sociedade como um todo, pode colaborar, pois não somente de Computadores precisamos, mas também material acessório, tais como, impressoras, papel sulfite, fitas para impressora, cartuchos, etc.


O QUE É O PROJETO EDUCANDO PARA A PAZ.


O Projeto Educando Para a Paz, é composto de três blocos de ensino voltado para a inclusão social da Comunidade Carente, e que assim está composto:


PAAI ? Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos com o uso da Informática.


O PAAI, é um programa de Alfabetização de Jovens e Adultos com o uso do Computador, com o alfabetizando tendo acesso à máquina desde a primeira aula, e quando o mesmo conclui o PAAI, estará completamente alfabetizado, lendo e escrevendo e tendo uma profissão, a de Digitador.


CAPROR ? Capacitação Profissional em Rotinas Administrativas


No CAPROR, o aluno será capacitado a exercer funções dentro das empresas, com treinamento no computador, desde a primeira aula, com ensinamento profissionalizante com os módulos de ensino:


-Assistente Administrativo, Auxiliar de Departamento de Pessoal, Auxiliar de Contabilidade, Técnicas de Vendas e Telemarcketing.


CAPRIN ? CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL NAS ROTINAS DA INFORMÁTICA


No CAPRIN, o aluno será capacitado a operar os computadores ao nível de usuário, aprendendo direto na máquina, com os seguintes módulos de ensino:


-Introdução à Informática (Windows), Word, Front Page, Power Point e Excel


CAPRAR ? CAPACITAÇÃO EM PRESERVAÇÃO AMBENTAL E RECICLAGEM DO LIXO DOMÉSTICO.


O CAPRAR visa, por meio de ensinamentos práticos, com ações ?in locun? junto à Comunidade da Periferia, promover ao mesmo tempo, Preservação Ambiental e geração de renda a partir da reciclagem do lixo doméstico, com os módulos de ensino:


-Qual a função básica da Reciclagem no dia a dia da Comunidade.


-Qual o Motivo pelo qual, a Reciclagem deve ser objeto de prática contínua.


-O problema do lixo doméstico e a solução na Reciclagem


-O acúmulo do lixo doméstico e os vetores de doenças.


-Participação comunitária na reciclagem do lixo doméstico.


-Tipos de materiais recicláveis


-Tipos de materiais não recicláveis


-Instalação de um Centro Comunitário de Reciclagem do Lixo.


Você pode falar comigo:


[email protected]


[email protected]


Veja mais em: Sociologia

Artigos Relacionados


- Os Impactos Das Novas Tecnologias Na Educação
- Educação Especial
- A Educadora Arte
- Tecnologia E Informática
- A Educação E A Tecnologia Da Informação
- Parâmetros Para Uma Educação Ambiental Eficaz - Ii
- Estudo De Caso: A Distinção Do Currículo Prescrito Pela Ufop, Para O C

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online