PUBLICIDADE

Página Principal : Sociologia


DADOS DO PROJETO EDUCANDO PARA A PAZ



Dados sobre o projeto

Título do Projeto:
EDUCAPAZ - Projeto Educando Para a Paz
13 - pessoa responsável pelo projeto:
josé carlos pereira, nascido aos 25 de outubro de 1949, na cidade de São José do Rio Pretos, Estado de São Paulo, Brasil,, casado, 58 anos, coordenador de planejamento, programação e controle operacional e educador comunitário, voluntário da Cruz Vermelha Brasileira, filial de São Paulo; Signatário do Pacto Global das Nações Unidas; ativista pelos direitos humanos membro da Anistia Internacional, Conselheiro de atenção ao uso indevido de substâncias psicoativas (drogas, álcool e cigarro).

Função:
autor do educapaz,assessor técnico de coordenação e implantação de projetos de inclusão social, educador e tecnologosocial

CONTEXTO:
o EDUCAPAZ visa, incubar nas comunidades amigos de bairros, entidades beneficentes sem fins lucrativos, nas escolas públicas e privadas por meio das associações de pais e mestres, a educação preventiva e de capacitação, para crianças, adolescentes, jovens, adultos e os da melhor idade, na luta contra o analfabetismo, a fome, a miséria, a violência, a exclusão social e digital, a discriminação de toda e qualquer espécie, a dependência química e alcoólica, que é o flagelo que atinge a juventude no brasil, a pedofilia, o trabalho infantil, a violência doméstica e por uma integração social plena, de fato e de direito, junto á comunidade carente das periferias das grandes cidades.

JUSTIFICATIVA:
por mais que as autoridades constituídas, no âmbito federal, estadual e municipal, se empenhe na luta contra a fome, a miséria, o analfabetismo, a exclusão social e digital, a corrupção de qualquer espécie, não se pode jogar sobre os mesmos, a responsabilidade de promover mudanças fundamentais.
necessário se faz implementar a educação para a paz, educação esta voltada para todos os males que atinge, principalmente a comunidade carente. e, esta comunidade carente, têm que se envolver no processo de mudança, não esperando o peixe para comer, mas sim, pegar a vara para se ir pescar.
os poderes constituídos, em todas as esferas, propõe os planos de integração social, mas, as sociedades de direito civil beneficentes sem fins lucrativos, chamadas do terceiro setor, têm que atuar de forma mais ampla no seio da comunidade onde foi instalada, criando projetos profícuos, onde a educação para a paz dentro da comunidade onde atuam, gerem cursos de capacitação profissional, integração comunitária, preservação do meio ambiente.

OBJETIVOS:
os objetivos principais, nos núcleos abertos dentro das comunidades de bairros, entidades beneficentes, associações de pais e mestres de cada escola, é eliminar o analfabetismo em toda faixa etária, criar meios de auto geração de renda, capacitar profissionalmente os membros de cada comunidade, promover a paz, união comunitária. cada núcleo em que o projeto educando para a paz for utado, conseguir ? se ? á, tirar a criança da rua, envolver o adolescente no crescimento do conhecimento e profissionalização, trazer o jovem para o voluntariado, ganhar o adulto para participar e discutir os problemas da comunidade, e respeitar a terceira idade, valorizando as cãs.

RESULTADOS IMEDIATOS:
o RESULTADO imediato é o da promoção de uma educação preventiva, que tira a criança da rua, conscientiza sobre os malefícios das drogas e do álcool, reduz a violência, integra a comunidade nos propósitos de uma educação voltada para a paz.
buscamos resultados imediatos, vendo crianças rebeldes mudarem totalmente o seu comportamento de rebeldia, adultos descendo do seu pedestal de sabedoria, submetendo-se ao aprendizado daquilo que pensava que sabia e não sabia nada; jovens entusiasmados com a possibilidade de abertura de um novo horizonte por meio da capacitação profissional, e mesmo sem concluir um curso totalmente, já arrumar um trabalho e o idoso, não medindo sacrifícios, lutando contra uma máquina, buscando o seu aperfeiçoamento. o analfabeto, sentando à frente de um computador, aprendendo as primeiras letras, aprendendo a digitar, a ler e escrever, é o maior resultado para todos os envolvidos no projeto educando para a paz. em síntese, o resultado imediato é, a integração, com o desenvolvimento economico, social e humano social, com atenção especial para áreas de risco.
meios de verificação:
os meios de verificação na obtenção de resultados são a metodologia pedagógica do projeto educando para paz, onde o aluno é orientado a cada dia no seu aprendizado, em que são feitas avaliações, correção de desvios, palestras e oficinas de trabalho, e o acompanhamento familiar comunitário.
PRESBÍTERO JC PEREIRA [email protected]


Veja mais em: Sociologia

Artigos Relacionados


- As Diferentes Fases Da Educação No Brasil
- Regovernar Com O Pesb
- O Projeto Político-pedagógico
- Parâmetros Para Uma Educação Ambiental Eficaz - Ii
- Educação E A Sindrome De Down
- O Teatro Como Fonte De Conhecimento
- Www.queroviver.org.br

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online