PUBLICIDADE

Página Principal : Sociologia


DROGAS: PERGUNTAS E RESPOSTAS



Definção:

01) O que são Drogas?
Droga é toda e qualquer substância que, ao entrar no seu organismo provocam reações físicas e ou psiquicas. Para a OMS - Organização Mundial da Saúde, "droga é qualquer substância natural ou sintética que, administrada por qualquer via no organismo, afeta sua estrutura ou funcionamento".

02) Todas as drogas fazem mal?
Depende. Algumas drogas, quando utilizadas de acordo com orientação médica, são muito eficientes no combate de doenças, e até mesmo para a cura delas. Nossa preocupação, é com as drogas que são usadas deforma indevida, drogas estas que agem no cérebro do usuário, modificando sensações, consciência ou o estado emocional de quem as usa.

03)O que é droga lícita?
è a droga liberada, tais como o alcool e o cigarro, solventes e algumas outras drogas que são vendidas livremente. O Poder Publico não se preoupa muito com o consumo exarcebados destas drogas, pois geram muito dinheiro advindo dos impostos cobrados pelas mesmas.

04)O que é droga ilícita?
Todas as drogas proíbidas, aquelas cujo cultivo, fabricação, venda e consumo não são permitidos legalmente, e posso citar como exemplo, a maconha, a cocaina, o crack, etc.

05)Todas as drogas causam dependência?
É relativo. Algumas causam dependência física e química. Outras não.

06)Que drogas causam dependência?
Causam dependência todasasdrogas chamadas de lícitas, tais como o álcool e o cigarro, os solventes, e outras que inclusive são receitadas por médicos, tais como o Lexotan, Diazepan, e também os famigerados moderadores de apetite, chamados de anfetaminas.

07) A Droga deixa a pessoa se sentindo bem?
A principio sim, até os efeitos colaterais seapresentarem. Este é um dos maiores problemas a serem enfrentados. A grande verdade, caro leitor, é que as drogas, de uma forma geral, causam euforia, somente no início de uso. Passado algum tempo, a pessoa se torna dependente, se escravisa, e sua vida vira um inferno. Para manter o mesmo efeito nincial, o usuário e dependente, vai aumentando dia a dia a dose de drogas, até conseguir se matar.

08) Quais são os tipos de Drogas?
Técnamente, as drogas são classificadas de acordo com a sua origem, o seu mecanismo de ação e ou a sua legalidade.

09) Quais as drogas que são classificadas de acordo com a sua origem?
As Naturais:
São as drogas disponiveis na natureza, como o Chá de Cogumelo; Chá de Santo Deime; Chá de Lírio, Maconha, Morfina, etc.
As Sintéticas:
Estas, são produzidas unicamente por meio da manipulação química em laboratório. Aqui temos o LSD, Ecstasy, as Anfetaminas e muitas outras.

As semi-sintéticas:
Estas, são as drogas disponíveis na natureza, eque, processadasem laboratório, passam por um processo de transformação quimica, com o unico fim de serem adequadas ao consumo humano. Nesta categoria, inclui-se o alcool, a cocaína, a maconha, o tabaco.

10) Qual a classificação das drogas, segundo o seu mecanismo de ação?
Drogas Depressoras:
reduzem a atividade cerbral e deixam as pessoas, de modo geral, mais relaxadas. Neste grupo estão incluidos o álcool e os calmantes.
Drogas Estimulantes: Estas aumentam a atividade cerebral, e faz com que as pessoas se sintam mais alertas e apresentem um estado contínuo de agitação. Neste grupo estão, a cocaína, a nicotína, a cafeína, etc.
|Drogas Perturbadoras: Estas, alteram o funcionamento normal do cérebro, afetando a percepção, o senso de tempo, espaço, e neste grupo estão, o LSD, a Maconha, etc...

11) Qual a diferença que há, entre dependência física e dependência psiquica?
A dependência física é aquela que faz com que o corpo do usuário sinta necessidade constante do consumo de drogas. A psiquica por outro lado, é apenas o hábito de constante usar drogas, mas que o individuo consegue controlar.

12) Como podemos saber se uma pessoa é dependente de drogas ou não?
Para a OMS - Organização Mundial de saúde, uma pessoas dependente apresenta três dos seguintes sintomas, a saber:
* Possui um forte desejo de usar drogas
* Possui dificuldades para controlar o consumo de drogas
* Apesar de ser prejudicial para a sua saúde, o usuário persiste em usar, mesmo ante consequências nefastas, mesmo estando em risco de morte.
* O usuário dá mais importância ao uso de drogas, e deixa de lado suas atividades e outras obrigações
* O organismo do usuário fica mais resistente aos efeitos das drogas
* O usuário entra em estado de absttinência física
* O usuário sofre uma reinstalação da sindrome da dependência após um longo período de abstinência, o antigo padrão de consumo se intala rápidamente.

Estas são algumas perguntas básicas., para que, uma pessoa leiga, possa identificar, se alguèm do seu convívio, está adentrando ao mundo das drogas, e da destruição da própria vida.

Sou Conselheiro de Atenção à Drogas e Álcool, e estou escrevendo um livro de bolso com todas as perguntas e respostas acerca dasdrogas, e necessito de patrocínio cultural para publicar este livro. Sou Palestrante, e agende comigo uma Palestra em sua Comunidade, na sua escola, no seu comérico, na sua industria, no seu lar.

Presbítero JC Pereira
Site: www.educapaz.k6.com.br
E-mail: [email protected]


Veja mais em: Sociologia

Artigos Relacionados


- Tropa De Elite E A ProblemÁtica Das Drogas.
- " Síndrome Da Perna Inquieta "
- Narcotráfico & Suas Influencias _ Tráfico Alicia Várias Etnias
- Drogas Leves (legalização Do Cannabis)
- Da Lei Seca Aos Barões Da Droga
- A Influencia Do Programa Malhação Na Formação Discursiva E Ideologica Na Vida Dos Jovens.
- Terceira

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online