PUBLICIDADE

Página Principal : Sociologia


Teoria Neomalthusiana



Em 1945, após o fim da Segunda Guerra, em São Francisco, nos Estados Unidos; foi registrada uma conferência  de paz que deu origem a ONU _ Organização das Nações Unidas.

 Foram discutidos meios de se evitar a eclosão de um novo conflito militar em escala mundial.

 Os países participantes concordaram que a paz depende da harmonia entre os povos, e que esta só pode ser conseguida através da diminuição das desigualdades econômicas existentes em nosso planeta.

 A raiz desses problemas foi identificada na colonização de exploração realizada em diversos Estados e nas realizações comerciais desiguais que caracterizaram o colonialismo e o imperialismo.

 A Teoria Neomalthusiana foi uma tentativa de explicar a fome e o atraso dos paises subdesenvolvidos, e defendida por países desenvolvidos _ E por alguns setores de países subdesenvolvidos, com o intuito de se esquivarem de certas questões econômicas.

 Segundo essa teoria, as elevadas taxas de natalidade dos países subdesenvolvidos impediriam o desenvolvimento pleno das atividades econômicas desses paises, pois essa numerosa população jovem necessitaria de grandes investimentos em educação e saúde.

 Segundo os neomalthusianos, quanto maior o número de habitantes, menor a renda per capita do país.

 Embora possua postulados diferentes dos utilizados por Malthus, essa nova teoria chega a mesma conclusão de que o crescimento populacional seria responsável pela ocorrência da miséria.

 Programas de controle da natalidade são propostos então nos países subdesenvolvidos com a disseminação de métodos anticoncepcionais, tentando assim resolver problemas socioeconômicos com posições contrarias à natalidade, com bases apenas em uma argumentação demográfica.



Veja mais em: Sociologia

Artigos Relacionados


- Índices De Crescimento Populacional
- Crescimento Vegetativo & Transição Demográfica
- Teorias Demográficas
- O Bloco Do 3º Mundo
- Mega Memória - Injustiça Social
- A Pirâmide Etária
- Distribuição De Renda

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online