PUBLICIDADE

Página Principal : Sociologia


A Pirâmide Etária



A Pirâmide Etária é utilizada para representar o número de habitantes _ em valores absolutos ou relativos _, e sua distribuição por sexo e idade. Ela pode retratar dados da população mundial, de um país ou uma cidade.

 Se a pirâmide, apresenta um aspecto triangular, o percentual de jovens  no conjunto de dada população é alto. A base larga, indica que a taxa de natalidade é alta. O topo estreito indica uma pequena participação percentual de idosos, portanto, a expectativa de vida é baixa.

 Alta taxa de natalidade e baixa expectativa de vida são características de subdesenvolvimento.

 Se a pirâmide não apresentar grande diferença da base ao topo, conclui-se que a população recenseada apresenta baixa taxa de natalidade e alta expectativa de vida.

 Os países europeus que participaram diretamente da Segunda Guerra _ 1939/1945 _, apresentam forte afunilamento na parte da pirâmide correspondente à população na faixa etária dos nascidos no período. Principalmente na Rússia e demais países da antiga União Soviética, que juntos perderam mais de vinte milhões de pessoas.

 Com o final da guerra, a taxa de natalidade cresceu vertiginosamente, fenômeno conhecido com baby boom _´´explosão de bêbes`` _, e a pirâmide de alargou substancialmente na faixa dos que nasceram nos anos seguintes.

 Se um país ou região qualquer passar por um período em que ocorra grande entrada ou saída de pessoas, a forma da pirâmide também se alterará.


Veja mais em: Sociologia

Artigos Relacionados


- Crescimento Vegetativo & Transição Demográfica
- Crescimento E Estrutura Etária Da População Do Brasil
- Índices De Crescimento Populacional
- A Explosão Da Terceira Idade
- Economia E Demografia
- Mortalidade Infantil - 2007
- Teoria Neomalthusiana

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online